Para quem se interessa por música e fotografia, as espaçosas capas dos discos de vinil são um grande objeto de estudo. É sobre isso que trata o livro Total Records: Photography and the Art of the Album Cover (ainda sem edição no Brasil), que será lançado em outubro.
Editado por Antoine de Beaupré, a obra traz textos do jornalista musical Jacques Denis e uma entrevista com o fotógrafo e diretor de clipes Jean-Baptiste Mondino. Ao longo das suas 448 páginas, os autores analisam a relação que há entre a música de um disco e a sua representação visual expressa pela fotografia da capa.
São destacadas mais de 400 discos no livro, incluindo álbuns clássicos do Tom Waits, Grace Jones, Björk, Prince, Rage Against The Machine e Beatles. Além de uma análise das fotografias das capas em si, a obra traz histórias de bastidores dessas imagens, descrevendo como elas foram feitas e como era a relação que havia entre os fotógrafos e os músicos.
No site da editora Aperture, Total Records: Photography and the Art of the Album Cover está à venda por US$29,95 (cerca de mais de R$90). Veja abaixo algumas das capas lendárias analisadas no livro: