40 anos atrás, estreava o trio elétrico dos Novos Baianos

04/02/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

04/02/2016

“Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”, cantava Caetano Veloso já em 1968. Naquela época, os trios elétricos eram carros decorados onde os músicos se empoleiravam pra tocar pelas ruas de Salvador seguidos pela multidão. Porém, após os anos 1970, o carnaval começou a crescer rapidamente na Bahia e os Novos Baianos viram esse processo acontecer de perto.

Os músicos da banda eram bem próximos à dupla Dodô e Osmar, que inventou o conceito de trio elétrico nos anos 1950. Foi a convite deles que Moraes Moreira se tornou a primeira pessoa a cantar em cima de um trio elétrico (inicialmente, não havia equipamentos suficientes para permitir que os músicos cantassem nos trios elétricos). Inclusive, ao sair dos Novos Baianos, Moraes se dedicou bastante ao carnaval. Em 1975, ele botou letra na música “Double Morse”, de Dodô e Osmar, criando sua versão chamada “Pombo Correio”, que se tornou um sucesso incrível no carnaval seguinte e, até hoje, é um dos maiores sucessos de sua carreira solo.

*

Sem Moraes, os Novos Baianos seguiram atuando no carnaval baiano com seu próprio trio elétrico, que estreou em 1976. Foi assim que Baby do Brasil (na época, Baby Consuelo) se tornou a primeira mulher a cantar em um trio elétrico. “O Trio Elétrico Novos Baianos foi o responsável pela evolução do som que passou das estridentes cornetas-mamão para as sofisticadas caixas de som, instalações de mesa de 16 canais e microfones que possibilitaram a presença dos cantores. Tudo isso viabilizou o atual estágio do trio elétrico que hoje conta com uma infinidade de carros do gênero”, afirmou Luiz Galvão em seu blog pessoal.

Novos Baianos em cima de seu trio elétrico em 1978 (Reprodução)

– O Trio elétrico Novos Baianos é filho do Trio elétrico Dodô e Osmar, e por isso, além da qualidade musical dos seus instrumentistas, o repertório rico não esconde essa paternidade. Os cantores do grupo deram ao trio o toque que faltava, enriquecendo a grande criação baiana da seguinte forma: Moraes foi o primeiro cantor de trio elétrico a cantar no microfone inadequado que fora colocado para Osmar falar com o público mas, Moraes não resistiu. No ano seguinte, tanto Moraes quanto Baby e Paulinho, no Trio Novos Baianos, cantaram com microfone de qualidade e nosso trio apresentou o sistema de caixa de som. O repertório do trio elétrico Novos Baianos personalizava o trio pela originalidade e por fugir da regra geral, que era seguir as paradas de sucesso e as indicações dos musicais de televisão. Colocávamos apenas alguns sucessos que passavam pelo crivo da nossa seleção – escreveu Galvão.

Em 1976, dois anos antes de acabar, a banda chegou a lançar um compacto duplo com quatro faixas ligadas ao carnaval: “Casei no Natal, larguei no Reveillon”, “Pra enlouquecer na praça”, “Alibaba Alibabou” e “Apoteose do trio para Dodô”, infelizmente “só ficou pronto três dias antes do carnaval, e por isso não houve tempo de divulgá-lo”, explica Galvão em seu blog.

Ouça abaixo essas quatro músicas:

Tags:, , , , , ,

04/02/2016

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes