Muito se tem usado o poderio colaborativo da internet para viabilizar projetos pessoais, ideias coletivas e até financiar shows. E você, o que faz com suas ideias na web? A gente já falou duas vezes do AGORA / ÁGORA – Criação e transgressão em rede aqui no site. Dentre outras coisas, o projeto tem um Fluxo de Ideias que premiará sacadas criativas e viáveis de tecnologia social com consultoria e visibilidade. Mas você sabe o que é essa tecnologia social?
O esquema é simples: em nosso dia a dia, nos diversos contextos em que vivemos, é comum identificarmos problemas – ou soluções, e este é o ponto de vista que o projeto quer viabilizar. Das coisas mais simples às mais complexas, da falta de informações sobre transporte público à falta de oportunidades de renda em uma comunidade carente. A tecnologia social é aquela que pode resolver ou minimizar um desses entraves com um método que seja reproduzível. Se solucionamos o problema da falta de informação sobre o transporte público em nossa cidade (a exemplo do que foi feito em Porto Alegre), por que não passar essa ideia adiante, certo?
Mesmo antes de o Fluxo de Ideias do AGORA / ÁGORA bombar de inscrições (confira elas no site), a página do projeto já apresentava a Rede Aberta, em que vários exemplos de tecnologia social estão reunidos. Se ligue em alguns deles – e inspire-se! Afinal, não custa nada correr o risco de entrar no fluxo e, quem sabe, ter sua ideia aprovada pelo mundo e contemplada com uma consultoria especializada em empreendedorismo social.
_Mapkibera: Kibera, subúrbio de Nairobi, no Quênia, sequer aparecia no mapa até 2009. A região, repleta de problemas de infraestrutura, criminalidade, saneamento básico, foi mapeada como “território subjetivo” no aplicativo de mapeamento OpenStreetMaps, em uma metodologia que envolveu o jornalismo cidadão e o diálogo com a comunidade. No fim, além de um desenho mais realista do terreno, os problemas identificados e devidamente documentados têm mais potencial de inclusão na agenda de políticos e autoridades competentes.
_MetaReciclagem: O MetaReciclagem é um projeto muito bacana iniciado em São Paulo em 2002. Ele leva mais longe a reciclagem de lixo eletrônico, aposta em sustentabilidade e educação e tem uma metodologia que pode ser replicada. Basicamente, o pessoal monta computadores novos a partir de máquinas antigas ou estragadas. O que não presta é vendido para a reciclagem tradicional. O que fica bom recebe uma instalação de software livre e volta a ser utilizado. Todo o processo envolve troca de conhecimento e colaboração. Todo mundo sai ganhando. MetaReciclagem é uma rede auto-organizada que propõe a desconstrução da tecnologia para a transformação social.
E aí, rolou a inspiração?
Não esqueça que, estando em Porto Alegre, vale a visita ao Santander Cultural. A exposição AGORA / ÁGORA – Instantâneo/Simultâneo fica em cartaz até 7 de agosto.