O White Stripes ameaçou processar a Força Aérea norte-americana por uso ilegal de uma música do grupo em propaganda. A faixa “Fell in love with a girl” ganhou uma versão, utilizada em um comercial da Air Force Reserve, que estreou durante o Superbowl, no último domingo, dia 7.
Jack e Meg White liberaram uma nota oficial reclamando que a canção foi regravada sem autorização da dupla e utilizada em propaganda de incentivo à guerra.
“Os White Stripes apoiam o exército deste país, mas não queremos ser uma peça deste conflito atual — disse a banda em um comunicado em seu site — Os White Stripes se sentem muito ofendidos e se opõem a que a Reserva da Força Aérea apresente esse anúncio de forma que dá a entender que autorizamos o uso de uma das nossas canções para incentivar o recrutamento de militares durante uma guerra que não apoiamos, completaram.”, diz o comunicado.
Apesar do protesto, o White Stripes ressalvou que a reclamação não é um ato anti-americano.
“Nós apoiamos os militares desta nação. Simplesmente não queremos fazer parte desta engrenagem atual, e temos esperanças de que nossas tropas voltem para casa o mais rápido possível e em segurança”.
O comercial chama os cidadãos para recrutamento para atuar nas guerras no Afeganistão e Iraque e para auxílio às forças da ONU na Haiti.
Confira o comercial abaixo: