Desde 2017, o WME – Women’s Music Event – Awards se coloca como amplificador das vozes femininas, sendo a premiação pioneira em se dedicar às mulheres da música brasileira. Para a sua terceira edição, o evento compartilha novidades animadoras: a criação de novas categorias e a exibição ao vivo e exclusiva pelo canal de TV por assinatura TNT, tradicional pela transmissão do Grammy e do Oscar. Como em todas as edições, a WME elenca duas homenageadas, sendo uma delas um tributo póstumo; nesta ano, recebem o carinho do evento Gal Costa e a saudosa Beth Carvalho.
A lista final das indicadas foi anunciada ontem, dia 17. A escolha acontece a partir de uma triagem feita com a ajuda de 150 embaixadoras do evento espalhadas pelo Brasil; ao final, 80 mulheres permaneceram distribuídas entre as 16 categorias – sendo as novatas “Compositora”, “Escuta as Minas” (apresentada pelo Spotify), e “Melhor Música Popular” e “Melhor Música Alternativa”, originadas da antiga categoria “Melhor Música”.
Criada a partir da parceria entre a plataforma de música Women’s Music Event e a empresa Music2, a noite de premiação em 2019 acontece no dia 3 de dezembro, terça-feira, no Áudio Club, em São Paulo , em cerimônia apenas para convidadas e convidados. A apresentação fica por conta de Preta Gil.
As categorias são dividas entre “júri popular” e “júri técnico”. No júri popular, você é quem ajuda a decidir por meio de votação online no site do WME. O prazo limite é o dia 22 de novembro. Essa seção contempla os prêmios nos quesitos “Álbum”, “Cantora”, “DJ”, “Música Popular”, “Música Alternativa”, “Videoclipe”, e “Revelação”.
A cantora Pitty é campeã de indicações disputando quatro categorias. Atrás dela, uma trinca formada por Luiza Lian, Duda Beat e Karina Buhr, cada uma com três. Sempre válido lembrar que todas elas passaram pelo NOIZE Record Club, nosso clube de assinatura de vinil; Azul Moderno (2018), de Lian, foi nosso lançamento #022, Sinto Muito (2018), de Duda, o #029, e Desmanche (2019), de Karina, nosso #030 e atual campanha. Para garantir a edição, só não perder tempo e assinar aqui. Os trabalhos e artistas selecionados se referem aos destaques de agosto de 2018 até agosto deste ano.
Veja abaixo todas as indicadas nas categorias de voto popular:
Melhor Álbum
Pitty – Matriz (2019)
Lauana Prado – Verdade (2018)
Luiza Lian – Azul Moderno (2018)
Anavitória – O Tempo é Agora (2018)
Céu – APKÁ! (2019)
Melhor Cantora
Iza
As Bahias e a Cozinha Mineira
Ludmilla
Pitty
Céu
Melhor DJ
Badsista
Anna
Cashu
Ice Cream Girls
Eli Iwasa
Melhor Música Popular
Marília Mendonça – “Bebi, Liguei”
Luísa Sonza – “BOA MENINA”
Pocah – “Não Sou Obrigada”
Ludmilla, Anitta e Snoop Dogg feat Papatinho – “Onda Diferente”
Yasmin Santos – “Para, Pensa e Volta”
Melhor Música Alternativa
Mc Tha – “Rito de Passá”
Duda Beat – “Bichinho”
Luiza Lian – “Sou Yabá”
Pitty – “Noite Inteira”
Adriana Calcanhoto – “Margem”
Melhor Videoclipe
Luiza Lian – “Mil Mulheres”
Pitty – “Ninguém é de Ninguém”
Xenia França – “Nave”
Luisa Sonza feat. Pabllo Vittar – “Garupa”
Iza – “Brisa”
Revelação
Malia
MC Tha
Giulia Be
Yasmin Santos
Tuyo