É com muito orgulho que anunciamos a nova edição do NOIZE Record Club: Música Serve Pra Isso (1990), d´Os Mulheres Negras. Pop, experimental e muito à frente do seu tempo, o segundo álbum da histórica dupla de André Abujamra e Maurício Pereira se transforma agora em um vinil azul translúcido imperdível. Corra no link abaixo e garanta o seu antes que acabe.
Em 1983, Maurício Pereira e André Abujamra se conheceram em uma aula de percussão africana no Teatro Brasileiro de Comédia e a química entre eles foi imediata. Não demorou para que eles começassem a tocar juntos e a fazer experimentos com a guitarra de André, o sax de Maurício e um pedal de sampler. Tudo acontecia no que ficou conhecido como o Laboratório de Santa Cecília, que nada mais era do que o quarto do Abujamra.
“O Maurício e eu resolvemos fazer uma dupla de guitarra e sax pra tocar em casas noturnas”, lembra André, “a gente fazia música instrumental, só que a gente tocava pop, Police, Stevie Wonder, e as casas de jazz queriam que a gente tocasse jazz, e as casas de pop queriam que a gente cantasse. Aí surgiu Os Mulheres Negras, essa dupla maluca”. “Estava surgindo uma cena diferente em São Paulo, aí a gente começou a tocar nossas coisas autorais e a esquisitice da gente se encaixou com a esquisitice da cena paulistana do meio dos anos 80”, completa Maurício.
Com uma sonoridade extremamente provocativa, marcada pela união de experimentos com música orgânica e eletrônica, Os Mulheres Negras atraiu atenção da gravadora Warner e, com ela, lançou seus dois únicos discos: Música e Ciência (1988) e Música Serve Pra Isso (1990). Feito prestes à separação da dupla, o segundo LP é um tesouro de criatividade, trazendo faixas que se tornaram alguns dos maiores sucessos da banda, como “Só Tetele”, “Judith” e “John”.
“É um disco que soa muito atual em termos de produção fonográfica, não é cheio de reverb à toa, é um disco que tem timbre, tem tudo lá. A sonoridade dele é muito especial”, comenta Maurício Pereira. “Eu acho um disco bem bonito”, concorda André.
Música Serve Pra Isso se tornou um marco tanto pelo seu som pioneiro quanto por ter sido o último álbum feito pela dupla. Pela primeira vez desde 1990, essa preciosidade está de volta ao mercado.