20 anos sem Sabotage: ouça todos os samples do disco Rap É Compromisso

24/01/2023

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Divulgação 13 Produções

24/01/2023

Há exatos 20 anos, perdíamos Sabotage. Vítima de um assassinato, Mauro Mateus dos Santos foi um fenômeno do mundo do rap, mas transformou também os rumos da música nacional. Exercendo influência nas mentes criativas até os dias de hoje, o rapper paulistano possui uma discografia que segue atual, com um legado de letras de denúncias, que narraram o cotidiano de sua região e reverberaram sobre sua curta carreira.

Nascido e criado na periferia da Zona Sul de São Paulo, Sabotage mudou seu destino quando lançou o primeiro álbum de estúdio, Rap É Compromisso (2000). Com 11 faixas, o disco foi produzido por Daniel Ganjaman, DJ Cia, Tejo Damasceno e Zegon, e lançado pelo selo Cosa Nostra, dos Racionais MC’s. Entre as participações, estão nomes como o de Negra Li, Black Alien, a dupla Sombra e Bastardo, o rapper Cascão, Rappin’ Hood, os grupos Potencial 3 e RZO, e Chorão (1970-2013), vocalista da banda Charlie Brown Jr.

*

Exibindo o que observa em sua rotina, o cantor e compositor exalta o Brooklin, onde está localizada a Favela do Canão, em diversas faixas do disco, especialmente nas canções “No Brooklin”, “Na Zona Sul” e “Um Bom Lugar”. Esta última tem no refrão os versos “um bom lugar / se constrói com humildade / é bom lembrar / aqui é o mano Sabotage / vou seguir sem pilantragem / vou honrar, provar / no Brooklin, estou sempre ali / pois vou seguir / com Deus, enfim”.

+ “A música brasileira perdeu muito com a morte dele”, diz diretor de doc sobre Sabotage

Inovando no estilo métrico das rimas, o rapper é reconhecido por suas letras inspiradas e o seu flow único. Em Rap É Compromisso (2000), Sabotage e o time de produção usam uma série de samples como base das músicas, recortando faixas de Shirley Bassey a Facção Central. Veja abaixo a lista completa de samples usados nesta obra-prima do rap nacional.

Rap É Compromisso

Diamonds Are Forever – Shirley Bassey

Feito No Brasil – Face Da Morte

Um Bom Lugar

Apocalipse – Baseado Nas Ruas feat. GOG

会津磐梯山 (あいづばんだいさん) -「福島県民謡」

No Brooklin

Backing Track No. 30 – Paradox

Jamboree – Naughty, Nature e Zhané

Cocaína

Capítulo 4, Versículo 3 – Racionais MC’s

Na Zona Sul

It’s Too Late – The Stylistics

Respeito é Pra Quem Tem

Diamonds Are Forever (Source Instrumental) – John Barry

Desculpa Mãe – Facção Central

País de Fome

Ebony Tower – Michael Coliccio

Cantando Pro Santo

Waiting in Vain – Bob Marley and The Wailers

Oboe – Jackie Mittoo


LEIA MAIS

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

24/01/2023

Revista NOIZE

Revista NOIZE