5 fatos sobre ‘Nova Cena’, novo reality musical da Netflix

12/11/2024

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Raquel Espírito Santo / Divulgação

12/11/2024

Estreou nesta terça (12/11) a série Nova Cena, da Netflix, com a premissa de encontrar os novos talentos do rap brasileiro. No formato de reality musical — o primeiro investimento do gênero na versão brasileira da plataforma — a série já conta com os quatro primeiros episódios disponíveis para o público. A parte 2, com os dois episódios finais, estreia no dia 19.

O formato de disputa musical com jurados, uma breve apresentação dos participantes e dinâmicas de competição, não é novidade para o público brasileiro. Porém, Nova Cena apresenta particularidades — o principal deles é ser voltado exclusivamente para o rap, dando foco para a batalha de rimas.

*

As batalhas nascem das ruas de Nova York nos anos 1970 e chegam ao Brasil décadas depois, mas hoje se proliferam nos mais variados espaços, especialmente com a popularização do trap entre a geração Z. Logo, a Netflix parece de atentar para esse fenômeno, sugerindo uma proposta que, se não altera o formato tradicional do reality musical, ao menos o democratiza, levando-o para o universo das batalhas, fomentando um movimento cultural que há muito é relevante.

Confira abaixo 5 fatos sobre Nova Cena:

1. Como é a dinâmica da competição

A disputa se passa no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), e conta com um júri em cada local. É através das batalhas de rimas que os 18 participantes disputam entre si e podem se classificar para as próximas etapas, que incluem ainda feats e gravações de videoclipes.

O vencedor leva para a casa R$ 500 mil e participa da série prata da casa, Sintonia.

2. Os jurados

Os responsáveis por escolherem os novos talentos do rap são DjongaFilipe Ret e a dupla Tasha e Tracie. Entre as participações especiais estão Marcelo D2 e Karol Conká (que está ótima ajudando Tasha e Tracie a escolher os candidatos ideais, já no primeiro episódio).

3. Ambientação nos cenários importantes para a cena do rap

    O primeiro episódio de Nova Cena é ambientado nos locais onde as batalhas de rap se proliferaram em cada capital e que foram importantes para a carreira dos jurados: a Lapa, no Rio de Janeiro, sede da tradicional Batalha do Real, que revelou Felipe Ret; o Duelo de MCs, embaixo do viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, de onde saiu Djonga; ou Cidade Tiradentes, em São Paulo, fundamentais para Tasha e Tracie.

    A ambientação traz mais vida ao reality se comparado com o frio formato dos estúdios de TV. Mesmo nas fases seguintes, quando os jurados disputam em São Paulo, o estúdio conta com a participação da roda do público, fundamental para a batalha de rimas, que dá o termômetro e reage a cada duelo.

    4. Formato internacional

    A série é uma versão nacional do formato norte-americano Rhythm & Flow, que também se passa nas cidades que despontaram cada jurado — por isso, a escolha por ambientar a série brasileira nestas três cidades justifica-se, apesar de fazer falta ver candidatos de outras regiões do país. A versão original, de 2019, tinha como júri Cardi B, Chance the Rapper e T.I.

    5. A diversidade dos participantes

    Os primeiros episódios de Nova Cena apresentam ao espectador os participantes da competição. Do Rio de Janeiro, representam Afrodite BXD, COLD JAS, Guiu, Jump, Muse Maya e Muxima. De São Paulo, Fúria, Gabrelú, Maria Preta, Ras, RUI’f e VICKIVI. E, de BH, Cafiero, Maju, MayronZZZ, Novak, OGCapitu e RT Mallone.

    O mérito fica com a diversidade proposta nesta escolha: há muitas mulheres, um participante de descendência angolana, pessoas trans, flows que variam da inspiração mais direta com o trap ou o R&B dos anos 1990, até os mais agressivos e rápidos, mostrando que a escolha pelos finalistas pode ser uma missão difícil.

    Nova Cena é uma produção da Endemol Shine Brasil, com direção de Cacá Marcondes, co-direção de Fábio Ock e Maristela Mattos e direção musical de Zegon.

    LEIA MAIS

    Tags:, ,

    12/11/2024

    Avatar photo

    Revista NOIZE