O catálogo do NRC é repleto de mulheres que fizeram história na música brasileira. Neste post, separamos algumas gigantes que já passaram pelo clube, como Elza Soares (nosso lançamento do mês), Gal Costa, Marisa Monte, Fernanda Abreu e Nara Leão. Com as diferenças entre suas linguagens, cada uma delas contribuiu definitivamente para o que hoje consideramos MPB.
Neste post, falamos um pouco mais sobre suas obras e o porquê delas serem tão relevantes para o catálogo do clube. Ainda não faz parte do NRC? Receba em casa kits exclusivos com LPs e revistas e colecione alguns dos maiores clássicos da música brasileira.
Senhora da Terra (1979), Elza Soares
Uma pérola do samba, a obra passeia por diferentes expressões do gênero, como o partido alto e o samba-enredo, pincelada pelo ijexá ou pelo jazz (nos clássicos bebops da cantora). Com uma banda de peso, Senhora da Terra apresenta arranjos com percussão, bateria, violão, cavaco e instrumentos de sopro. Com a participação luxuosa de Wilson das Neves, o trabalho foi produzido pelo Maestro Luiz Roberto, arranjado por Maestro Nelsinho e apresenta canções de gigantes do samba, como Dona Ivone Lara, Mauro Duarte e Beto Sem Braço. Há também uma das raras composições de Elza Soares, “Abertura”.
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Nenhuma Dor (2021), Gal Costa
Em cada uma de suas faixas, o álbum traz a união de Gal Costa a dez grandes nomes da música contemporânea: Seu Jorge, Criolo, Rodrigo Amarante, Silva, Jorge Drexler, Tim Bernardes, Rubel, Zeca Veloso, Zé Ibarra e Antônio Zambujo. Conectado às novas gerações, o disco é também uma homenagem à trajetória de Gal e celebra os seus 75 anos. O repertório apresenta releituras de canções que ela interpretou em diversos momentos de sua vida e são muito queridas do público, como “Baby”, “Paula e Bebeto”, “Negro Amor”, “Só Louco” e “Juventude Transviada”.
Opinião de Nara (1964), Nara Leão
Com composições de nomes históricos como Zé Keti, João do Vale, Sergio Ricardo, Tom Jobim, Ruy Guerra, Vinicius de Moraes, Baden Powell e Edu Lobo e, mesmo debruçada sobre o samba de raiz e o folclore nordestino, a gravação traz levadas e arranjos modernos para a época. O álbum marca a guinada política na carreira de Nara.
Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão (1994), Marisa Monte
Com uma tracklist que integra clássicos absolutas da artista – como “Segue o Seco” e “Na Estrada” – o álbum é recheado de grandes parcerias: Gilberto Gil, Laurie Anderson, Paulinho da Viola e Carlinhos Brown são alguns dos nomes estelares.
Sla Radical Dance Disco Club (1990), Fernanda Abreu
Produzido por Herbert Vianna e Fábio Fonseca, com coprodução da própria Fernanda, foi o primeiro disco solo da artista. Unindo referências quentíssimas de disco music, trip hop, house e neo-soul ao revolucionário funk carioca, Fernanda Abreu chegou a um resultado extremamente inovador. A sonoridade que ela inaugurou com esse LP redefiniu os parâmetros da música pop nacional e influenciou muito a produção brasileira dos anos 1990 em diante.
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