Todos os dias somos bombardeados com informação excessiva. No meu caso: tomo o café da manhã com o pão numa mão e o jornal na outra. Volta e meia ele aparece envolto por uma capa publicitária. Pego o ônibus ouvindo música, lendo um livro e, caso eu olhe para os lados, vejo milhares de anúncios, outdoors, cartazes nos muros. Se olhar pra frente: BusTV. Chego no trabalho, ligo o computador, o primeiro site acessado é algum de notícias. Os banners pulsam na retina.
São tantos impactos visuais que a maioria dessas imagens ficam apenas no inconsciente. Mas eu estou falando de Porto Alegre. Agora imagine Londres, Nova York, Tokyo. As ruas são espaço não só de publicidade, mas de muitas mensagens subliminares. Será que não deveríamos nos preocupar um pouco mais com isso? Por que não deixar nossa cidade mais limpa em todos os sentidos? Ou mais que isso, que tal substituir aos poucos essas imagens por arte gratuita, provocando um pensamento crítico ou de admiração de forma ultra-democrática?
O Public Ad Campaign é apenas um dos grupos que vem ganhando notoriedade por isso. Hoje, já há vários espalhados pelo mundo. Fazem o seu esforço como artistas e cidadãos e deixam as cidades mais interessantes.
Confira alguns trabalhos e comente!