André Sampaio celebra a resistência cultural no novo clipe “Coluna de Aço”

18/01/2019

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Brenda Vidal

Fotos: Reprodução

18/01/2019

“Eu quero saber porque ele me odeia / Eu sou coluna de aço / Se tu quer passar, arrodeia!”

É da cantiga tradicional de boi do Maranhão que André Sampaio renova a força e a resistência dos versos de “Coluna de Aço”, faixa-manifesto do álbum Alagbe (2017), que se transforma no novíssimo single lançado pelo músico hoje – e que você pode conferir ao fim da matéria.

*

A canção, composta por André, é um dos melhores exemplos da proposta musical do ex-integrante da banda Ponto de Equilíbrio: o diálogo entre ritmos afro-brasileiros. Elementos como coco, afrofunk, as guitarras groovadas, os som do ilu (tambor de origem nagô) e berimbau compõem a fusão multicultural.

No clipe, rostos, rimas e danças prestam uma homenagem aos guardiões de tradições seculares que se reinventam ao longo do tempo, contando com a presença do Mestre Célio Gomes e do grupo Aluande Capoeira Angola (RJ) e presta um tributo à memória do Mestre Moa do Katende, assassinado a facadas em outubro de 2018. As imagens foram captadas em Olinda e no Rio de Janeiro; na cidade pernambucana, ficaram por conta de Buguinha Dub, já na capital carioca, foram dirigidas por Rodolfo Vaz, responsável pela direção geral do clipe.

Assista ao resultado final de “Coluna de Aço”:

Tags:, , , , , , , ,

18/01/2019

Avatar photo

Brenda Vidal