Antonio Carlos, Jocafi e Russo Passapusso unem-se a Gilberto Gil em novo single

22/08/2022

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Cartaxo/Divulgação

22/08/2022

A dupla Antonio Carlos e Jocafi, que está há mais de 50 anos usando a música como forma de transpor a cultura brasileira, se une ao baiano Russo Passapusso e divulga a canção “Mirê Mirê“, primeira faixa anunciada do disco Alto da Maravilha, que tem previsão de lançamento para novembro deste de ano.

O single, de autoria de Antônio Carlos e Jocafi, traz participação de Gilberto Gil e produção musical conduzida por Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins, sendo o inicio das divulgações de um projeto que está no forno desde 2017. “Mirê Mirê” ainda que não sendo inédita — a música foi gravada por Filipe Lorenzo no álbum Odisseia baiana (2016), se mantêm atual em meio ao atabaque de Djalma Correa e MPC e sintetizador de Curumin.

*

Disco “Alto da Maravilha” tem previsão de lançamento para novembro deste ano. (Foto: Cartaxo/Divulgação)

+ Entrevista | O batismo do BaianaSystem em “O Futuro Não Demora”

A capa foi criada por Ricardo Fernandes, conta com ilustração de Maurício Fahd e direção de arte de Filipe Cartaxo, criador da identidade visual do BaianaSystem – das famosas máscaras, aos frames e traços conhecidos pelo público.

‘Mirê Mirê’ partiu de um ponto de candomblé, algo que é muito caro e muito importante para o nosso trabalho. Nasci e fui criado na mesma rua da família de Mãe Menininha do Gantois. Antes de ir pela primeira vez ao Rio e a São Paulo tocar em festivais, Mãe Carmem, sua filha, abriu meus caminhos. Ambas são figuras muito importantes na nossa trajetória e essa música é uma grande homenagem a essa família. Russo e nossa produtora e minha esposa, Márcia Melchior, são os responsáveis por essa volta, essa nossa nova vida. Temos 77 anos cada um, 55 anos de carreira, compondo como se fôssemos meninos. Eu acho que agora estamos melhor do que antes”, afirma Antonio Carlos em nota divulgada para imprensa.

Em entrevista cedida para a NOIZE, no primeiro semestre de 2018, Antonio, quando questionado sobre o poderíamos esperar da dupla, respondeu: “Você conhece Russo Passapusso? Nós estamos fazendo músicas com ele, já temos 14 prontas para um disco juntos.” A amizade que já tinha laços sendo unidos em tempos atrás, também pode ser observada no terceiro disco de estúdio do BaianaSystem, O Futuro Não Demora (2019), onde Antonio e Jocafi trabalharam na faixa “Salve“.

No ano seguinte, em 2019, Russo Passapusso conversou com a NOIZE a respeito do álbum. No papo, o músico já declarava que a convivência e o amor pela dupla já era presente: “Quanto a Antonio Carlos e Jocafi pra mim, é muito íntimo. Porque tenho uma convivência absurda e um amor muito forte. Depois do [disco solo de Russo] Paraíso da Miragem, conheci eles, a gente estava fazendo as músicas para um próximo trabalho, todo show que a gente fazia no Rio eles iam, quando vinham pra Bahia a gente ia tocar qualquer música no estúdio, sem nenhuma cobrança, de repente eles mandaram mensagem pra mim: ‘Pô, manda essas músicas do Baiana pra gente dar uma olhada também’. Aí mandei. A coisa já se apresentava naturalmente e foi dessa convivência que eu tenho muito forte com eles.”

LEIA MAIS

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

22/08/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE