Sim, já faz um ano que um dos caras mais citados da música nos deixou. Ao lado do Velvet Underground, Lou Reed tornou-se a fonte principal da música experimental, indie, alternativa, punk e outros gêneros que surgiram depois. O nova-iorquino mostrou com o underground pop do Velvet que a música poderia ser simplesmente genial e acabou influenciando o nascimento de muitas bandas por causa disso.
Elencar quais os grupos e artistas que sofreram a influência de Reed seria desgastante. De Sex Pistols a U2, passando pelos brothers Iggy Pop e David Bowie, seguindo em Patti Smith, Pearl Jam e Nirvana e chegando em The National e Arcade Fire, direta ou indiretamente, praticamente todas as bandas pós-Velvet Underground respiram Lou Reed. O mestre seguiu ensinando em seus discos solo, experimentando, errando e acertando ainda mais (ouça New York (1989) e Songs for Drella (1990), só pra começar).
Hoje, um ano depois da morte de Reed, o amigo e companheiro de Velvet John Cale divulgou o vídeo, que você assiste abaixo, da canção “If You Were Still Around”, composta originalmente em 1982. A regravação é uma homenagem a Andy Warhol, Sterling Morrison, Nico, Edie Sedgwick e, principalmente, Lou Reed. Em seu Facebook oficial, John Cale escreveu: “Pensando em Lou”.