Lá fora, o iTunes Session não é novidade. Do Black Keys e suas guitarras rasgadas aos garotos melosos do One Direction, várias bandas gringas já participaram desse projeto que traz versões exclusivas de 8 faixas gravadas ao vivo em estúdio. Mas dentre os artistas brasileiros, foi o mestre Caetano Veloso quem teve a honra de estrear o iTunes Sessions com um material que estará disponível para 100 países.
E se você é fã do cara, vai se apaixonar por esse registro. O músico resolveu fazer um apanhado de ponta a ponta de sua obra, indo desde “Coração Vagabundo” (gravada originalmente no seu primeiro disco, de 1967) até “Por Quem?”, faixa de Zii & Zie (2009). Na verdade, Caetano vai até antes do início de sua carreira – o baiano fez uma versão linda de “De Manhã”, composição que escreveu entre 1963 e 1964 e nunca havia gravado em um disco seu. Detalhe: esse foi nada menos do que o primeiro samba que Caetano compôs em sua vida.
Mas “De Manhã” não é a única gravação histórica desse material. A versão que ele apresenta de “Samba da Cabeça” é outra pérola rara, pois essa música só havia sido lançada até hoje em um obscuro disco compacto de 1978. O canto folclórico mexicano “Cu-Cu-Ru-Cu-Cu Paloma”, que Caetano gravou pela primeira em Fina Estampa Ao Vivo (1995) e mais tarde entrou na trilha sonora de Fale Com Ela (2002) do Almodóvar, também ganhou vida nova nesse iTunes Session. Já a canção tropicalista “Lost In Paradise” começa com uma dedicatória querida ao seu ilustre fã Devendra Banhart.
Ficou curioso? Você pode baixar tudo isso aqui: https://itunes.apple.com/br/album/itunes-session/id864683884 Você vai ter que desembolsar US$7,99… Mas pelo menos a gente garante que o som é bom!