Os desdobramentos econômicos e sanitários da pandemia da Covid atingiram em cheio o setor de casas de shows brasileiras, e muitas delas fecharam entre 2020 e 2021. Em sentido contrário, o selo paulistano Rockambole, fundado em 2016, inaugurou, no final de fevereiro, o espaço cultural Casa Rockambole, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A abertura oficial da casa está programada para a próxima sexta-feira (4).
O ambiente fica na antiga sede do Centro Cultural Rio Verde, fechado no primeiro semestre de 2021, e tem como um motor a proximidade do público com a cena artística. O espaço dispõe de shows, bar, loja, escritório e estúdio, e conta com programação completa para o mês de março.
As bandas O Grilo e PLUMA, que compõem o casting do selo, sobem ao palco na sexta-feira (4) e no sábado (12) respectivamente. Porém, a proposta é abrir o palco também para artistas e bandas externas ao Rockambole. Aos domingos, o local fica reservado para uma tarde de samba e DJs.
Os eventos musicais acontecem de sexta a domingo, enquanto o bar fica aberto nos dias de evento e igualmente de terça a quinta das 16:20 às 00h.”Nosso sentimento é de passagem de bastão, o Rio Verde tem um legado lindo e agora é a nossa responsabilidade continuar a dar vida para esse palco com as mais diversas atrações e festas. É um passo gigantesco para nós, mas já tem sido incrível poder oferecer essa estrutura toda para os artistas que estão conosco no selo e estamos ansiosos para dividir experiências com os mais diversos artistas e, é claro, com o público que vai frequentar a casa e os shows”, afirma o CEO, fundador do selo e produtor da casa Ygor Aléxis.
Contribuindo na movimentação cultural da capital paulista, o espaço comporta bem os transeuntes e aceita somente o público que apresente, no mínimo, as duas doses da vacina contra a Covid-19. Os bilhetes para a agenda de shows já estão sendo vendidos on-line e a programação já conta com shows de artistas como Rodrigo Alarcon e Bemti e as bandas Daparte, Scatolove, Pelados, Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, entre outros. A classificação indicativa da casa é a partir da faixa etária de 16 anos, para pessoas de 15 anos ou menos é obrigatório a presença de acompanhante legal.
Aléxis explica que o espaço será ocupado por atividades audiovisuais, musicais e tudo mais que envolve criatividade: “A gente pretende ter todo o tipo de projeto aqui, aproveitar cada centímetro desse lugar para construir experiências musicais, desde gravações de videoclipes, produção de conteúdos ao vivo, sessions, acústicos, shows especiais e o que mais a criatividade permitir. Sobre a importância para a cena musical a gente vai contribuir com o que podemos e estamos super dispostos a construir em conjunto, afinal de contas a ideia é democratizar o acesso a espaços como esse.”, declara o produtor.
Programação para o mês de março na Casa Rockambole
4/3 – O Grilo
5/3 – Rodrigo Alarcon
6/3- Samba do Sol convida KL JAY
11/3 – Bemti
12/3 – PLUMA + Walfredo em Busca de Simbiose
13/3- Samba do Sol convida Os Originais do Samba
18/3 – Malfestona com Baby e Totô de Babalong
19/3 – Daparte
20/3- Samba do Sol convida Clube do Balanço
25/3- Banda Pelados + Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo
26/3- Scatolove
27/3- Samba do Sol convida Discopédia
Casa Rockambole. Rua Belmiro Braga, 119 – Pinheiros, São Paulo.