Choque Cultural apresenta as novidades de 2011

18/03/2011

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

18/03/2011

É amanhã que a Choque Cultural apresenta suas apostas para este ano. E nada melhor do que uma exposição para mostrar quem são os novos nomes do casting da galeria. Eles estarão todos presentes na Coletiva Choque 2011, exposição que abre amanhã no espaço de Pinheiros, em São Paulo.

Entre as estreias da galeria, está Cesar Profeta. A obra do artista, que veio da street art, é baseada em pinturas, objetos e esculturas feitas a partir de materiais descartados pela sociedade e usados por ele como suporte, aliados a mascaras de stencil, fita crepe, trena métrica, colagem etc. “Não tenho um processo esquematizado”, declara Profeta. “Na verdade, atuo como que em uma loucura lúcida.”

*

Radicada nos Estados Unidos, Pacolli volta ao Brasil e também faz sua estreia na Choque Cultural. A artista, peça-chave da cena independente paulistana, tem grande influência dos comics e desenhos animados criados até os anos 80. Na galeria, ela apresenta 35 peças, transformando a sala numa espécie de quarto com pequenos quadros e molduras numa linguagem bem limpa, porém repleta de ilustrações – algumas delas criadas em colaboração com seu marido, Mildred. “Hoje, trabalho também com pintura em madeira, colagens e desenho raspado no papel de glitter”, conta a artista.

O Base-V também é novidade na Choque Cultural. Formado por Danilo Oliveira, David Magila e Zansky, o coletivo apresenta duas telas e dois murais, que mostram seus desenhos que misturam carvão e técnica de pintura acrílica. O grupo aposta na experimentação livre e na improvisação. Para eles, é muito limitador encerrar uma obra em uma ideia ou conceito, quando muitas vezes o que vale mesmo são as sensações. “Focamos muito mais na criação de um conceito de trabalho aberto, uma abordagem livre das questões autorais”, comenta Danilo Olveira.

A pintura geométrico-figurativa de Emerson Pingarilho, velho conhecido do público da Choque Cultural, também se faz presente. Assim como o universo expressionista de inspiração mexicana nos scratches de Fefe Talavera, que volta a expor no Brasil depois de um período na Europa, e as obras multimídia do coletivo SHN.

A exposição será acompanhada de encontros dos artistas com o público, workshops com colecionadores, visitas guiadas (dentro e fora da galeria) e lançamentos de gravuras. Esses eventos farão parte da programação da Choque Cultural no período da exposição, que segue até 21 de maio.


Obra de Fefe Talavera

Serviço:
O que: Coletiva Choque Cultural, com SHN, Base-V, Pacolli, Pingarilho, Fefe Talavera, Cesar Profeta
Quando: De 19 de março a 21 de maio, de terça a sábado, das 12h às 19h
Onde: Choque Cultural (rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo/SP)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: (11) 3061-4051 e site da galeria


Obra de Base-V

Tags:, , , , , , , , , ,

18/03/2011

Revista NOIZE

Revista NOIZE