Em sua 16ª edição, o In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical, reúne mais de 60 filmes nacionais e internacionais. O evento acontece entre os dias 12 e 23 de junho, com exibições em 10 cinemas da capital paulista: CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP), Cine Bijou, Cine Matilha, Cineclube Cortina, CEU Meninos, CEU Perus e CFC Cidade Tiradentes.
A programação online e gratuita fica disponível nas plataformas do Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Spcine Play. O In-Edit trará atividades como debates, shows, discotecagens, master classes, e feiras de livros e discos. Ao longo do evento, nomes como BNegão, Arrigo Barnabé e Lucio Maia farão apresentações ao vivo após a exibição dos filmes.
Confira 10 destaques da programação:
Nacional
Black Rio! Black Power! – Emílio Domingos
O diretor recria a história do movimento Black Rio a partir da história de Dom Filó e a equipe de som Soul Grand Prix. O projeto destaca como a cena de hip hop e de funk se articulou com os movimentos antirracistas no Rio de Janeiro.
Eu Sou o Samba, Mas Pode Me Chamar de Zé Ketti – Luiz Guimarães de Castro
O documentário destaca a trajetória do compositor, ator e cantor carioca. A história do sambista é contada a partir de depoimentos de pessoas próximas.
O Homem Crocodilo – Rodrigo Grota
O diretor mergulhou no inconsciente estético da obra de Arrigo Barnabé para tecer um perfil do artista.
Luiz Melodia – No Coração do Brasil – Alessandra Dorgan
Narrado em primeira pessoa, o longa traz imagens de arquivo e materiais raros do artista. A sua história é reconstruída a partir da década de 1970, momento em que desponta no cenário musical.
Terror Mandelão – GG Albuquerque e Felipe Larozza
O filme acompanha DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, festa organizada na favela de Heliópolis, a maior da capital paulista. O longa aborda o som, a tecnologia e o mercado dos bailes funks.
Internacional
Deep Listening: The Story of Pauline Oliveros – Daniel Weintraub
Uma viagem sonora pela vida e obra da compositora, professora e acordeonista estadunidense Pauline Oliveras. Pioneira da música eletrônica, a artista difundiu o conceito de “escuta profunda”, criado em conexão ao trabalho de parceiros como John Cage.
Joan Baez I Am Noise – Karen O’Connor
A artista folk e ativista revisita os 60 anos de carreira, além de mostrar imagens da sua última turnê. A diretora reuniu material de acervo, escritos de diários, gravações caseiras, entre outros materiais inéditos.
Karen Carpenter: Starving for Perfection – Randy Martin
O diretor Randy Martin esmiuça a carreira e a vida privada de Karen Carpenter, artista que faleceu há 40 anos em decorrência do quadro de anorexia nervosa. A partir de gravações inéditas, acompanhamos as batalhas da musicista com autoestima e escrutínio público.
The Legacy of J Dilla – Esther Dere e Christopher Frierson
O produtor musical completaria 50 anos em 2024, e para celebrar a ocasião, o jornal The New York Times produziu o longa com depoimentos de amigos e familiares, além de entrevistas com colaboradores, como De La Soul e A Tribe Called Quest.
The Stones and Brian Jones – Nick Broomfield
Com apenas 14 anos, o diretor conheceu Brian Jones, guitarrista e fundador dos Rolling Stones. Apenas seis anos depois, o músico seria encontrado morto com 27 anos, poucas semanas depois de ser afastado da banda. O longa explora a década de 1960 a partir das músicas do grupo.
LEIA MAIS