Elas são poucas, mas ainda existem.
As lojas de discos de vinil estão espalhadas pelo Brasil e, diferente dos grandes estabelecimentos que vendem CDs e DVDs, elas estão ganhando cada vez mais clientes. A NOIZE visitou as melhores lojas de vinil de São Paulo, e a primeira que você vai conhecer é a Eric Discos, com 80 mil discos espalhados por uma casa antiga em um quarteirão de Pinheiros (Rua Artur de Azevedo, 1813).
Tudo começou quando o inglês Eric Crauford trouxe de navio de Londres 27 mil discos para SP, em 1972. Hoje em dia, a Eric Discos é uma dessas lojas que tem de (quase) tudo. De rock à música erudita. O bolachão mais valioso no momento é o original de 1967 Their Satanic Majesties Request, do The Rolling Stones, com uma imagem holográfica em 3D na capa que só saiu na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Quem conversou com a gente sobre a cultura vinilesca foi Cristovão de Souza, gerente da Eric Discos. Ele conta que o público da loja não é só de pessoas mais velhas: “O jovem gostou do vinil”, comenta Cristovão.
Com a chegada do CD, diversos clientes foram à loja vender seus discos de vinil. “Depois que esse negócio do CD deu uma caída, tá o cara voltando aqui ‘Meu, você tem aquele disco? Por que eu fui me desfazer dele?!'”. Cristovão, claro, é apaixonado pelo som da agulha no vinil. “O CD não substitui o vinil. Vinil é vinil”.
Mais sobre a cultura do vinil:
Disco Sete
Big Papa
Locomotiva Discos