Conheça o álbum de country secreto dos Beastie Boys

23/05/2018

Powered by WP Bannerize

Rodrigo Laux

Por: Rodrigo Laux

Fotos: Reprodução

23/05/2018

Tem artistas cujo talento e hiperatividade criativa são tão intensas que sobras de suas produções acabam gerando incontáveis descobertas ao longo do tempo. Até hoje, surgem versões ou até faixas inéditas dos Beatles, por exemplo, como aquela mixtape maluca que o Paul fez pros outros três em 1965 e que foi descoberta só em 2017.

Bom, essa descoberta que vamos falar não é tão recente e já é conhecida por alguns (mas não todos, nem muitos) fãs dos Beastie Boys há um bom tempo. Mas é tão divertida e surpreendente quanto pode ser.

*

Acontece que em 1999 os caras – já consagrados por seus inúmeros trabalhos que navegavam principalmente pelos universos do hip hop e do rock – resolveram fazer uma surpresa para alguns amigos e familiares mais próximos: o trio se tocou pro estúdio e gravou um disco de… espera… mais um pouco… isso mesmo, música country.

Assim nasceu essa espécie de piada genial e totalmente aleatória dos Beastie Boys chamada Country Mike’s Greatest Hits. O resultado, que misturou o pouco conhecimento (e interesse?) do trio acerca do estilo com toda a irreverência e petulância clássica deles, resultou em algo que já foi rotulado como “shitty country”, em tradução livre algo como “country de merda”.

Mas calma lá: apesar de que um fã mais purista de country provavelmente odiaria o disco, se depender de nós, você não precisa se sentir mal se acabar gostando do que ouvir. A falta de compromisso da banda com um resultado de qualidade tradicional e padronizado, e o tom explicitamente irônico, são justamente os ingredientes que fazem todo o molho da obra.

Alguns anos depois de ser distribuído aos amigos, o disco parou nas mãos de fãs e alguns bootlegs foram prensados inclusive em vinil, com algumas versões chegando a valores como 400 dólares, o equivalente hoje a mais de 1200 reais. Atualmente, já é possível encontrar a obra por um preço um pouco mais acessível – no Discogs algumas cópias do LP são vendidas por 30 dólares (algo em torno de 110 reais), como você pode conferir aqui.

As faixas de Country Mike’s Greatest Hits podem remeter a algo que poderia ter entrado no álbum One Foot in the Grave, do Beck, misturado com alguma coisa da primeira fase dos Rolling Stones, especialmente pelos vocais de Mike D. juntamente com os backing vocals executados (provavelmente) por Adam Yauch e Adam Horovitz – que em alguns momentos podem lembrar a dupla Jagger e Richards quando tentavam imitar o sotaque country norte-americano.

Duas faixas com certeza merecem destaque no disco: “We Can Do This” – que conta com uma versão ao vivo no fim do disco e traz uma melodia que pode grudar feio na cabeça – e “Country Delight”, praticamente uma versão country do clássico de 1979 “Rapper’s Delight”, do The Sugarhill Gang.

No vídeo, logo mais abaixo, você ouve o álbum na íntegra, que também traz uma historinha sobre o disco no início. A gente tomou a liberdade de traduzir um trecho:

“A única referência oficial ao álbum aparece na compilação The Sounds of Science, que inclui duas músicas, ‘Railroad Blues’ e ‘Country Mike’s Theme’. Nas notas do encarte, Adam Yauch explica: ‘Em algum momento depois que o ‘Ill Communication’ saiu, Mike foi atingido na cabeça por um grande objeto estranho e perdeu toda a sua memória. Quando ele começou a voltar, ele acreditava ser um cantor country chamado Country Mike. Os psicólogos nos disseram que se não jogássemos junto com a fantasia de Mike, ele poderia estar em grave perigo. Finalmente ele voltou aos seus sentidos. Esta canção [“Railroad Blues”] é uma das muitas que nós fizemos durante esse trágico período de tempo’.”

Senhoras e senhores, Country Mike’s Greatest Hits:

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

23/05/2018

Rodrigo Laux

Rodrigo Laux