Olá leitores Noize, começo hoje meu blog sobre musica eletrônica, é um prazer imenso poder distribuir informação sobre este mundo que para uns facinante e complexo e para outros chato e nada interessante, mas enfim como este é um veículo de música contemporânea acho que um assunto desses apesar de não agradar a todo mundo, tems eu filão no mercado.
No post de hoje vamos falar um pouco sobre um novo filme que fala sobre a história da cena eletrônica no velho continente.
Ainda na fase de negociações para distribuição está saindo do forno o documentário sobre o nascimento da cultura clubber na Inglaterra, intitulado They Called It Acid. Sem data para lançamento, o filme aborda o início das raves na Inglaterra e os anos de linha dura da política do governo britânico contra essa nova cultura que se formava.
They Called it Acid foi gravado na época em que acontecia os fatos, imagens históricas de uma geração só agora serão exibidas, gravado por Gordon Mason que no meio dos 80 já era envolvido com a noite trabalhando como DJ e fazendo seu próprio vídeo. A música sintetizada que começava a sair dos guetos de Chicago e Detroit atravessou o atlântico no final do anos 80 e chegou primeiramente em regiões como Ibiza, Londres e Norte da Inglaterra para um pequeno grupo de DJs, promoters e músicos.
Ouvindo novos sons e descontentes com o sistema da sociedade dos anos 80 começaram a agitar festas ilegais de Acid House. Festas que contribuíram para quebrar diversas barreiras sociais em Londres colocando na mesma pista negros e brancos, ricos e pobres, e grupos de oposição aos truculentos hooligans. Em apenas 12 meses desta concepção cada vez mais pessoas começaram a se interessar criando uma grande onda mundial nos anos 90. Super-clubs nasceram, festivais de música eletrônica chegaram e o nascimento dos super-stars DJs, muitos que hoje continuam entre os mais famosos do mundo.
A narração do filme fica a cargo de uma das vozes mais conhecidas da house music, Robert Owens é o cantor de clássicos como Evil de Eddie Richards pioneiro da cena inglesa. Com 60 entrevistas que vão de promoters, donos de clubs e DJs/produtores como Adamski, Alfredo, Kid Bachelor, Carl Cox, Colin Faver, Frankie Foncett, Trevor Fung, A Guy Called Gerald, Larry Heard, Marshall Jefferson, Jazzy M, Graham Massey, Derrick May, Mark Moore, Paul Oakenfold, Robert Owens, Steve Proctor, Danny Rampling, Evil Eddie Richards, Jesse Saunders, Pete Tong, Noel Watson e muitos outros o filme promete ser um dos mais completos panoramas já documentados sobre a cultura eletrônica.
Por aqui vocês conferem o trailler do filme ou podem acessar o site oficial para saber maiores informações.
Assista aqui trailers do They Call It Acid
Por: Marcelo Scherer
email:djmarceloscherer@gmail.com
twitter.com/marceloscherer