Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá mudam de ideia e voltam com o Legião Urbana

31/08/2015

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Paula Moizes

Fotos: Reprodução

31/08/2015

Parecia que seria um final feliz para o Legião Urbana. Mas depois de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá reconquistarem em março deste ano o direito de usar o nome da banda, os músicos anunciaram o retorno do Legião Urbana aos palcos com André Frateschi nos vocais. Isso depois de negarem que o grupo voltaria com outro integrante no lugar de Renato Russo.

Sobre o processo judicial contra o filho de Renato, Giuliano Manfredini Jr., e, até então, “detentor” do nome da banda, Dado Villa-Lobos comentou em julho ao Diário de Pernambuco: “a ideia nunca foi voltar com a banda, mas simplesmente corrigir um erro histórico, moral e ético. A gente já fez o que tinha que fazer. Era só para recompor essa história e deixar tudo muito claro: a Legião Urbana era o Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá”.

*

A treta judicial começou quando Renato ainda estava vivo. Nos anos 80, depois da banda ter lançado Dois (1986), um oportunista registrou a “marca” Legião Urbana em seu próprio nome. Para impedir o golpe, o grupo criou uma empresa para registrar a marca, a Legião Urbana Produções Artísticas, que tinha Renato Russo como sócio majoritário e Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá como sócios minoritários. Anos depois da morte de Renato, os herdeiros do vocalista passaram a administrar a empresa e, motivados por atritos na hora de decidir a forma de gerir os direitos artísticos do grupo, proibiram Dado e Marcelo de usar o nome da banda.

Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos já estão ensaiando no Rio de Janeiro com André Frateschi e Formigão (baixista do Planet Hemp) para dar início à turnê nacional do Legião Urbana. Frateschi é ator, mas também tem uma carreira musical. Seu primeiro disco solo é Maximalista (2014). Veja nossa entrevista com Frateschi sobre o lançamento do álbum aqui. Em 2012, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos se reuniram com Wagner Moura para a série MTV ao Vivo. Apesar de tocarem as músicas do Legião, eles não puderam usar o nome da banda na época.

Com a volta do Legião Urbana, fica a dúvida se os ex-companheiros de banda de Renato Russo só queriam mesmo resgatar seu legado ou há mais interesses por trás de tudo isso.

Tags:, , , ,

31/08/2015

InfinitA
Avatar photo

Paula Moizes