Entrevista de quinta | O Presidente Obama é um ET, diz Brian Causey, da Man or Astroman?

03/05/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

03/05/2012

O surf rock do Alabama, que nasceu em 1992, ficou por um tempo aposentado. Mas agora está de volta, com direito a disco novo e apresentações no Brasil – provavelmente fantasiados e performáticos, como de costume.

*

Por dez anos ele não foram propriamente uma banda. Sem show e sem álbum lançado, entre 2001 e 2010 a Man or Astroman? esteve em qualquer outro mundo que não fosse o da música.

Os norte-americanos aterrizam no primeiro dia da oitava edição da Virada Cultural de São Paulo, que vai trazer cerca de 900 atrações por diversas partes da capital paulista entre os dias 5 e 6 de maio. Eles se apresentam no palco Barão de Limeira, às 22h30 de sábado.

Mas a tour pelo Brasil não pára por aí. No facebook da banda eles já anunciaram outros shows para maio: No dia 6, partem para Bauru, SP, onde se apresentam no Jack Music Pub. Após dois dias de folga – certamente a mil pelo Brasil – retomam as atividades em Goiânia, no Bolshoi Pub. E logo voltam para São Paulo, encerrando os trabalhos brasileiros nos palcos do Cine Jóia.

A gente bateu um papo com Brian Causey (o Star Crunch, guitarrista da Man or Astroman?) pra saber a quantas anda o retorno do grupo, o disco, os planetas, os ET’s, o Presidente Obama… Cola aí.

NOIZE: Enfim, de volta aos estúdios?
Brian Causey: Sim. Tentando começar de novo. Como uma banda. Começamos aos 18 anos, morando juntos, tocando sempre. A gente não pensava em sucesso. Queremos fazer um som como naquela época. Quando você começa uma carreira, a fazer tour, as obrigações também começam a aparecer, e quando isso vira trabalho, se perde a diversão.

NOIZE: Vocês têm dito no facebook que as novas musicas estão indo muito bem. O que se pode esperar do novo disco?
BC: Não queremos ser a banda que só quer fazer coisa nova. Tem um bom mix com o clássico Astroman, um pouco mais pesado e obscuro. É mais poderoso que antes.

NOIZE: Vocês sempre estiveram ligados em ficção científica e essas coisas. A música que vocês fazem tem sempre um toque de humor. Vocês também usam fantasias nos shows… Você acha que o rock’n’roll tem se levado muito a sério hoje em dia?
BC: Isso sempre vai e volta. Teve um tempo em que se levou a música muito a sério. Ter diversão deveria ser um elemento em cada momento da vida. Somos de outro espaço, então não precisamos. Mas se você vive na Terra, precisa de música pra sobreviver.

NOIZE: Já estiveram em outro planeta?
BC: A parte estranha das pessoas da Terra é falar “outros planetas”. Mas a Terra também é “outro planeta”. Nós viemos de “outro planeta”. Estivemos em Marte, e acho que vocês também deveriam ir.

NOIZE: Existem vôos especiais pra outros planetas. São caros, mas…Vocês sonham com isso? Ir pra lua, por exemplo?
BC: Pois é. É um tempo interessante, porque nos EUA se parou de explorar o espaço. Sabemos tão pouco sobre o Universo. Vivemos em um período muito triste na Terra. A gente não olha mais as estrelas ou tenta descobrir sobre o Universo. Se você olhar pra trás na história… já fomos pro Espaço sem ter toda a tecnologia que temos hoje.

NOIZE: Se o Presidente Obama fosse um ET, de qual planeta ele seria?
BC: Não sei se você sabe disso, mas o EUA é conservador. Mas o Presidente Obama é de outro planeta, e foi eleito. Nós o colocamos no poder pra salvar a Terra. E salvar a Terra/os Homens é uma coisa muito difícil de se fazer, nenhum humano saberia fazer isso. E ele tem feito um bom trabalho.

NOIZE: Na música, qual seria o ET mais cool?
BC: Um dos meu herois: Sun Ra. Ele é do Alabama, do mesmo lugar que somos (na Terra). Por quê? Você deveria procurar por ele na internet. Ele usa roupas doidas: Crazy, fun and cool.

NOIZE: Ok. E se você tivesse um encontro com um ET. Qual seria a primeira coisa que você diria? Ou você iria preferir tocar um rock’n’roll?
BC: Definitivamente faria um som com ele.

Saiba mais sobre a Virada Cultural aqui.

Tags:, , , , ,

03/05/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE