Exclusivo | Luana Flores apresenta o filme “Nordeste Futurista”

28/07/2022

Powered by WP Bannerize

Gabriela Amorim

Por: Gabriela Amorim

Fotos: Kio Lima/Divulgação

28/07/2022

Encabeçando seu primeiro curta-metragem, Luana Flores, 34, se exibiu como uma multi-artista. Na versão audiovisual do EP “Nordeste Futurista“, a paraibana expande a sua linguagem artística ao assinar o roteiro, direção criativa, argumento, produção executiva e design de som do projeto. As músicas apresentadas no ano passado ganharam roupagem cinematográfica no filme de 17 minutos filmado na Paraíba.

A artista disponibilizou o filme com exclusividade à NOIZE e dividiu detalhes do processo de criação da obra audiovisual. Os registros foram feitos entre territórios demarcados e terras quilombolas, espaços onde a artista morou durante um período ao longo da pandemia. As reflexões acerca espaços geográficos, neste caso, o sertão paraibano e o espaço urbano, são uns dos motores do projeto.

*

+ Edital GIRA! NRC | Conheça os projetos selecionados

A narrativa passa por cinco canções presentes no EP homônimo, lançado no ano passado, são elas: “Eu vem”, com Vó Mera, “O Que Vem Ver”, com a mestra Ana do Coco, “No Mei dos Mato”, com Letícia Coelho, “Vai trovejar”, com Doralyce e “Suspendemos o Céu”, com Georgia Cardoso.

Gravado durante dois meses no primeiro semestre deste ano, o projeto contou com uma equipe foramda majoritariamente por mulheres nordestinas, responsáveis pelo figurino, cenografia, direção de arte e mais. Na história cativante, Vó Mera é transportada para uma realidade virtual do Nordeste brasileiro através de um óculos.

“Os locais que escolhemos para gravar o filme se relacionam com cada território do EP. Gravamos na Barra de Mamanguape, no Quilombo do Ipiranga, no sertão da Paraíba e no espaço urbano de João Pessoa. A gente parte do urbano e termina no campo”, comenta Luana Flores em nota divulgada para imprensa.

Curta-metragem foi gravado durante dois meses na Paraíba. (Foto: Kio Lima/Divulgação)

Esse não é o primeiro mergulho de Luana Flores no audiovisual, no ano passado, ela realizou o videoclipe da faixa “Lampejo da Encruza” com apoio do edital Gira! NRC, mas agora ela assina sua primeira direção e dá mais um passo adiante, unindo a sua sonoridade intrigante a uma estética apurada.

Transportando suas vivências para a música, a artista também soma na bagagem projetos ao lado de outros artistas que também estão despontando na cena independente, como Luísa e os Alquimistas, Bixarte, Saskia, o trio Tuyo, entre outros. A estreia oficial do filme será nesta sexta-feira (29), no canal oficial da artista no YouTube.

+ ASSINE XÊNIA FRANÇA – EM NOME DA ESTRELA

LEIA MAIS

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

28/07/2022

Gabriela Amorim

Gabriela Amorim