Pelo segundo ano consecutivo, será realizado em Brasília o Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia . Dessa vez, o evento acontece entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro trazendo uma programação completamente gratuita.
Veja também:
Entrevista | Baco Exu do Blues: o certo, o errado e a história mal contada sobre tudo isso em “Esú”
O objetivo, conforme informa a organização do evento, é dar destaque aos “expoentes da música de Favela do Brasil e do mundo”. Estão no line up do festival Xande de Pilares (RJ), Titica (Angola), Linn da Quebrada (SP), Tati Quebra Barraco (RJ), Dama do Bling (Moçambique), Wesli Band (Haiti/Canadá), Baco Exu do Blues (BA), ABRONCA (RJ), Larissa Luz (BA), Telefunksoul (BA) e os DJs Darlly Matos (MA) e Iasmin Turbininha (RJ).
Abaixo, veja como foi a edição do ano passado:
A programação é dividia entre Ralação (uma série de oficinas sobre fotografia, comunicação e técnica de áudio), Papo Reto (debates sobre arte nas periferias, os movimentos de migração no mundo e questões de gênero) e O Baile (que são as apresentações musicais). A Ralação é entre 30/10 e 3/11 e acontece em diferentes regiões administrativas do DF coordenação de Vera Verônika, educadora e primeira rapper mulher do DF. O Papo Reto é nos dias 3 e 4, no Museu da República, mesmo local e data em que acontecem os shows.
O Favela Sounds conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e, entre as ações socioeducativas do evento, está um show de Vera Verônika para menores presos e mesas sobre temas como xenofobia, migração e direitos LGBTQ. Além disso, a feira gastronômica do evento será administrada pelos refugiados que vivem em Brasília.
Para mais informações sobre o Favela Sounds 2017, acesse o site do evento e confira o serviço completo abaixo.
O quê? Favela Sounds 2017
Quando? De 30/10 a 4/11
Onde? Museu da República e Regiões Administrativas do Distrito Federal
Quanto? Gratuito (mas é necessário retirar ingresso aqui)
Mais informações? Aqui
Programação:
RALAÇÃO – Oficinas – De 30/10 a 3/11
Oficina de Comunicação com Sandro Menezes (NAVE – Oi Futuro – RJ) e Rosa Luz (DF)
Oficina de Fotografia com Vincent Rosenblatt (França)
Oficina de Técnica de Som e Roadie – Instrutores a definir
Oficina de Rádio Difusão com Mário Sartô e Karina Cardoso
PAPO RETO – Debates
Transfavele-se! Música e gênero nas quebradas – 3/11
Nas quebradas do país e do mundo uma revolução está em curso. Artistas que
transcendem padrões inspiram um futuro livre para todxs, trazendo fachos de luz nas trevas do preconceito. O papo aqui é babado, confusão e gritaria.
Sons do além-mar: música e migrações – 3/11
A música exerce um papel fundamental na conexão entre as diferentes comunidades negras espalhadas mundo afora. Do Bronx ao Haiti, da Bahia à Angola, estamos ligados por sons que atravessam oceanos. Estarão presentes aqui artistas que constroem estas pontes e mesmo em continentes separados aproximam pessoas.
Bota a Cara: arte e comunicação nas periferias – 4/11
As favelas são tratadas frequentemente como lugares de violência e miséria. Estes artistas exploram novos caminhos de comunicação para mostrar a juventude favelada como ela realmente é: criativa, potente e transformadora.
Kabo Kaki você vai longe: o feminismo das mina preta – 4/11
Seja escrevendo, produzindo nos bastidores, ou com um microfone na mão, as mulheres negras vem abrindo caminhos para tornar o mundo um lugar mais justo para todas. Reunimos aqui algumas destas rainhas para que compartilhem suas histórias de vida, pensamento e luta.
O BAILE – Shows
Dia 3/11
ABRONCA (RJ)
BANDA DA VERA (DF)
LINN DA QUEBRADA (SP)
DJ DARLLY MATOS (MA)
WESLI (HAITI)
ROSA LUZ (DF)
XANDE DE PILARES (RJ)
IASMIN TURBININHA (RJ)
LARISSA LUZ (BA)
DIa 4/11
THABATA LORENA (DF)
DJ DONNA (DF)
BACO EXU DO BLUES (BA)
MAGÚ DIGA HOW (DF)
DAMA DO BLING (MOÇAMBIQUE)
PATI EGITO (DF)
TITICA (ANGOLA)
TATI QUEBRA BARRACO (RJ)
TELEFUNKSOUL (BA)
DJ KACÁ (DF)