Fitas master de Bob Marley perdidas por 40 anos foram achadas e recuperadas

06/02/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

06/02/2017

Hoje, Bob Marley completaria 72 anos se estivesse vivo. Como um presente simbólico, os fás podem se contentar com a ótima notícia de que 13 fitas master do músico que haviam sido consideradas perdidas foram achadas.

As gravações que foram descobertas no ano passado ficaram 40 anos esquecidas em um porão de um hotel em West London em que Bob e o The Wailers ficaram hospedados durante as turnês europeias que fizeram nos anos 70. As fitas trazem registros ao vivo gravados em Londres e Paris, especificamente as gravações dos shows nas casas londrinas Lyceum (1975), Hammersmith Odeon (1976) e Rainbow (1977) e no Pavilion de Paris (1978). O show do Lyceum é o que está registrado no clássico disco ao vivo Live! (1975) e não está claro se as novas fitas master descobertas são as mesmas que serviram de base ao álbum ou não.

*

O período de tempo entre 1975 e 1978 é importante, pois concentra o lançamento dos discos Rastaman Vibration (1976), Exodus (1977) e Kaya (1978), onde foram lançados muitos dos maiores sucessos do jamaicano, como “No Woman, No Cry”, “War”, “Positive Vibration”, “Jamming”, “Three Little Birds”, “Is This Love” e “Sun Is Shining.

As fitas descobertas foram gravadas no único estúdio móvel de 24 canais que existia no Reino Unido naquela época, que pertencia aos Rolling Stones. As gravações inicialmente pareciam arruinadas pelo tempo, porém, após um ano de trabalho de restauro, dez delas voltaram a apresentar uma sonoridade nítida. Duas fitas da série estavam vazias e uma delas, realmente, estava prejudicada demais pelo tempo.

Não foi divulgada nenhuma expectativa de quando esse material será lançado, mas os fãs de Marley podem ficar atentos que esses áudios não ficarão guardados para sempre.

Assista abaixo a um raro registro do show que Bob fez na Stardust, em Londres, em 1976:

Tags:, , , , , ,

06/02/2017

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes