O italiano Roberto Vivaldi, 69, era fugitivo desde a década de 1990 e foi encontrado na Venezuela após vender disco de vinil de “Garota de Ipanema“
De acordo com o jornal britânico The Times, Vivaldi foi encontrado a partir de impressões digitais que foram deixadas no disco de vinil, que eram vendidos por uma identidade falsa. O italiano era procurado após ser condenado por lavagem de dinheiro e falência fraudulenta.
Em sua nova moradia, na Ilha de Margarida, na Venezuela, o fugitivo passou a vender seus discos de vinil pela internet, após seu negócio ter tido alta demanda durante a pandemia, esta fase coincidiu com o período que as autoridades italianas voltaram com a busca pelo caso da fuga.
Com identidades falsas, a equipe da INTERPOL começou a entrar em contato em busca de discos de vinil, e assim estreitaram os laços online. A compra da prensagem antecipada de “Garota de Ipanema”, de Antônio Carlos Jobim, além de outros LPs, foi o início de pistas mais sérias, já que os discos em sua maioria continham as digitais de Vivaldi.
Com a impressão digital, a equipe de busca marcou eventualmente um encontro em um restaurante, onde o fugitivo foi encontrado e extraditado para a Itália, onde cumprirá sua pena.