Gen Z ouve música em vinil e impulsiona vendas em lojas físicas, revela pesquisa

07/05/2025

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Clara Portilho

Fotos: Reprodução/Unplash

07/05/2025

Em janeiro de 2025, a Vinyl Alliance — organização internacional que reúne players do mercado do vinil — realizou um estudo para compreender melhor a relação da Gen Z com o bolachão. Foram entrevistados 1100 indivíduos da geração Z e 1052 dos grupos da geração X e millennial, de diferentes países, para destacar os comportamentos específicos da geração em foco por meio de um padrão de comparação.

Nas entrevistas, foram investigados tópicos como a conexão emocional da geração com o vinil, a motivação para a compra e a percepção do disco de vinil como produto. Na construção do perfil da geração Z, foi constatado que este grupo tem sido um dos maiores consumidores de vinil nos últimos tempos.

*

Conexões reais proporcionadas pela mídia física

Por exemplo, 76% dos entrevistados afirmam que compram discos pelo menos uma vez por mês. Além disso, 47% deles asseguram que o vinil é um produto caro, mas que vale a pena, pois é algo que vão apreciar para sempre. A necessidade de compartilhar conhecimento e de conversar sobre suas coleções também impacta um setor muito específico desse ecossistema: as lojas físicas. 84% dos entrevistados compram seus discos em lojas e 57% deles preferem essa experiência, porque gostam do ritual e da conexão emocional de poder encontrar com outros entusiastas para conversar sobre seus álbuns favoritos. Ainda no tópico da conexão emocional, 62% do grupo afirma que compra os discos para apoiar seus artistas preferidos e 35% acredita que ter esses LPs os marca como fãs verdadeiros.

Essa vontade de construir uma comunidade e criar conexões humanas traz um insight da mente da geração Z: a necessidade de uma pausa do mundo digital. Mais da metade do grupo (61%) acredita que o processo de escutar música em um LP tem um papel importante na sua saúde mental, pois os força a prestar mais atenção no que estão ouvindo.

Hábitos de compra

A classificação do vinil como um produto de luxo e a sua durabilidade acabam atraindo uma parte da Gen Z para o mercado de discos usados. 64% do grupo gosta de comprar usados para encontrar vinis que não são mais produzidos e 29% procura os LPs de segunda mão, por se preocuparem com o meio ambiente. A nostalgia e o valor histórico também são considerados fatores determinantes para a compra dos discos de segunda mão, para 37% dos entrevistados. 

Analisando os dados do estudo, é possível perceber que a ligação da geração Z com as mídias físicas é muito mais profunda: para eles, o vinil proporciona conexões emocionais verdadeiras, pode ajudar com a saúde mental e ainda retêm valor histórico. Ter um disco não é só uma tendência momentânea, mas sim um ato de resistência em uma sociedade em que tudo é descartável e as relações humanas não são essenciais.

Tags:, ,

07/05/2025

Avatar photo

Clara Portilho