Se você nos acompanha, já deve saber que o lançamento de fevereiro aqui no NOIZE Record Club é Mood Valiant, novo álbum da banda australiana Hiatus Kaiyote. O kit exclusivo que chegará na casa dos nossos assinantes vai contar com um LP em vinil verde translúcido + a edição # 122 da revista NOIZE, recheada de conteúdos inéditos que investigam o universo por trás da gravação do álbum.
Ainda não faz parte do clube? Corra! As vendas são por tempo limitado. Assine agora e garanta sua edição.
“NÃO SE PREOCUPE… APENAS CLIQUE” disse Prince, em um tweet com o link de “Nakamarra”, faixa do primeiro álbum da banda australiana Hiatus Kaiyote. Lançado em 2013, o disco Talk Tomahawk mostrava ao público características pelas quais o grupo ficaria conhecido: os arranjos e harmonias virtuosas, a mistura de ritmos e técnicas de diferentes influências musicais e a alta qualidade individual de cada membro do quarteto. Já em sua estreia, Hiatus Kaiyote foi indicado ao Grammy do ano, na categoria Best R&B Performance.
Formada em 2011, a banda é composta por Nai Palm, nos vocais e guitarras, Paul Bender, no baixo, Perrin Moss na bateria e Simon Mavin nos teclados. Originais de Melbourne, os músicos australianos conquistaram espaço com lançamentos que foram sempre sucesso de público e crítica. Seu segundo álbum, Choose Your Weapon, lançado em 2016, entrou na lista Billboard 200 e também rendeu para o quarteto uma indicação, pela segunda vez, na categoria Best R&B Performance do Grammy, com a música “Breathing Underwater”.
Foi com Choose Your Weapon que o sucesso internacional de Hiatus Kaiyote se tornou um fato consumado e consolidado. O álbum passou a ser sampleado por diversos nomes de peso: Anderson Paak usou a música “Molasses” em “Without You”, Drake colocou trechos de “Building a Ladder” na música “Free Smoke” e Beyoncé e Jay-Z samplearam “The World It Softly Lulls”, ainda do primeiro álbum, em “713”, de 2018.
Mood Valiant, o terceiro álbum da banda, foi parcialmente feito no Rio de Janeiro. Os integrantes do Hiatus Kaiyote vieram ao Brasil para gravar arranjos de cordas e metais do maestro Arthur Verocai para as faixas “Get Sun” e “Stone or Lavender”. Nai Palm declara, em entrevista dada à NOIZE em 2019, durante a gravação, no Rio de Janeiro: “A gravação foi muito terapêutica pra mim, foi tipo descobrir quem eu sou e por que eu tô aqui. Foi muito profundamente poderoso pra mim usar essa energia”.
Sobre a participação de Verocai no álbum, ela demonstra sua admiração: “O meu dever é apenas celebrar ele, porque ele é incrível. Achamos que seria lindo fazer essa homenagem. Ele é um músico monumental, não só na música brasileira, mas no hip hop, com o legado que deixou pelas pessoas que samplearam ele.”
Prestes a entrar na sala de gravação com a banda, Verocai devolve os elogios comentando sobre o som dos australianos: “É uma coisa mais despojada de forma. Acho legal isso, muitas músicas que eu faço também são assim, um pouco despojadas de forma. Deixa o som chegar e o que vier veio, o que rolar, rolou. É bacana. Vamos fazer uma coisa muito suingada. E senti também muita influência da batida do samba, da pulsação.”
Mood Valiant, lançado em junho de 2021, já fez com que Hiatus Kaiyote passasse pela lista Billboard 200 novamente, além de gerar uma terceira indicação ao Grammy, desta vez com o álbum inteiro, na categoria Best Progressive R&B Album. Não é à toa: em sua última gravação, o quarto leva ao máximo as características plurais de sua música, misturando ritmos e técnicas, se inspirando, inclusive, na música indígena do povo Varinawa, do norte do Brasil.
Agora, o disco volta para o país que tanto lhe inspirou e Mood Valiant recebe sua primeira prensagem brasileira. Assine o NOIZE Record Club e garanta nosso kit exclusivo para assinantes. O kit completo vem com um vinil verde translúcido + a revista NOIZE #122, dedicada a contar as histórias por trás da gravação do álbum. Faça parte do NRC e receba o melhor da música na sua casa!