Leonard Cohen em ‘Old Ideas’: boas ideias nunca se perdem

08/03/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

08/03/2012

_por Daniel Sanes
@danielsanes

*

Sabe a expressão “envelhecer com dignidade”? Em seu primeiro disco desde Dear Heather, de 2004, Leonard Cohen consegue muito mais que isso. Old Ideas mostra o veterano cantor e poeta canadense em plena forma.

Pouco importa se ele só voltou à ativa porque foi roubado pelo empresário. Colocando o disco pra tocar, cai por terra qualquer teoria de um caça-níqueis baseado em “velhas ideias”. O que se ouve aqui é música feita com o coração, por um homem que não tem medo de falar sobre amor, dor, fé e morte. Aliás, como apropriadamente questiona a revista Spin em sua avaliação do álbum: “Há alguma situação que um cara na idade de Cohen e com uma mente impura não considere apropriada?”

O ouvinte é conquistado já nos segundos iniciais de “Going Home”, com um arranjo sutil e belos backing vocals. Ali entra a voz cavernosa do homem, exalando uma ironia tristonha: “Gosto de falar com Leonard/Ele é um esportista e um pastor/Ele é um bastardo preguiçoso/Vivendo em um terno”. Do blues ao jazz, do folk ao gospel, todos os estilos pelos quais Cohen já se aventurou estão representados em Old Ideas, sempre com o toque refinado do cantor. Como disse o New Musical Express, “aos 77 anos, Cohen não perdeu nem um pouco da paixão”. Quem dera todos os músicos envelhecessem tão bem.

Ouça no talo

Se você gosta de: Neil Young, Nick Cave e Tom Waits

Tags:, , ,

08/03/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE