Ontem, a Miley Cirus apresentou 32ª edição do Video Music Awards da MTV. Coincidência ou não, hoje completam-se 20 anos desde que rolou a 1ª edição do Video Music Brasil, ou simplesmente VMB (que, lá em 1995, foi chamado de Video Music Awards Brasil).
A mestre de cerimônias foi a atriz Marisa Orth e, dentre os premiados da noite, estavam grupos que, com o passar do tempo, se tornaram gigantes da música brasileira, como o Skank (ganhador da categoria “Sim”, uma espécie de aposta da MTV), Pato Fu (“Melhor Videoclipe de Artista Revelação”) e Raimundos (“Melhor Videoclipe de Rock”). Mas a vencedora absoluta da noite foi a Marisa Monte, que acumulou os prêmios de Videoclipe do Ano, Melhor Videoclipe de MPB, Melhor Direção em Videoclipe, Melhor Edição em Videoclipe e Melhor Fotografia em Videoclipe.
Veja abaixo 10 momentos históricos que rolaram lá:
1) Caetano Veloso homenageia Rita Lee: “Ela é, pra mim, o mais poeta dos Mutantes”
2) Gilberto Gil toca “Macô” com Chico Science & Nação Zumbi: “Ô Zé Mané, ô Zé Mané, ô Zé Mané, Ô Zé Mané – Ô!”
3) Planet Hemp legaliza o VMB: “A gente já aprontou vários, mas aí demorou muito e gente já queimou tudo”
4) Skank ganha o prêmio “Sim”: “A própria história da MTV se mistura um pouco com a história dessas novas bandas”
5) Sepultura toca “Territory / Kaiowas” com Nação Zumbi, João Barone, Charles Gavin e Carlinhos Brown: “Eles são uma legítima multi-nacional brasileira”
6) Zé do Caixão xinga a plateia ao lado de Fernanda Abreu e seu sutiã de frigideiras: “Eu não tô vendo barata aqui! Cadê as cobras, cadê os ratos? Tão na plateia”
7) Marisa Monte toca “Panis Et Circenses” d’Os Mutantes: “Mas as pessoas da sala de jantaaaaaar”
8) Raimundos viaja, enrola a língua e bate recorde de fungadas em entrevista ao vivo: “Esse produtor conseguiu fazer o Fred gozar duas vezes”
9) Titãs toca “Domingo” e acaba com o rumor de que a banda acabaria: “Estamos aqui nessa noite pra comprovar que eles não só não se separaram como estão preparando um novo disco”
10) Marku Ribas reaparece dividindo o palco com Virna Lisi: “Marku Ribas é fundamental”