Esta é uma semana fatal para as lendas do rock. Um dia após a morte do saxofonista Bobby Keys, foi anunciada a morte de Ian McLagan, tecladista que iniciou sua carreira no Small Faces. O músico morreu ontem, aos 69 anos, em um hospital em Austin, no Texas, vítima de um ataque cardíaco fulminante.
Ian se juntou ao Small Faces em 1965 e permaneceu no grupo até 1969, quando o vocalista e guitarrista Steve Marriott saiu e a banda acabou. Na verdade, houve um reformulação dos membros: após sua saída, Rod Stewart e Ronnie Wood entraram pra banda que, a partir de então, passou a se chamar apenas Faces. Ian continuou sendo o tecladista do Faces até 1975, quando Rod Stewart foi seguir sua carreira solo e Ron Wood começou a tocar com os Rolling Stones.
Com o fim do Faces, Ian McLagan dedicou-se a tocar com vários outros artistas. Ele toca piano elétrico na gravação original de “Miss You”, do álbum Some Girls (1978), dos Stones; fez parte do The New Barbarians, grupo que incluía Ronnie Wood, Keith Richards, o baixista virtuoso de jazz Stanley Clark e o saxofonista Bobby Keys. McLagan tocou também com Chuck Berry, Joe Cocker, Bob Dylan, John Mayer, Bruce Springsteen, e muitos outros. Em 2010, ele chegou a tocar com o The Black Crowes. De 1979 até sua morte, o tecladista lançou também dez discos com seu projeto Ian McLagan & The Bump Band, grupo que abriu os shows dos Stones no Texas em 2006.
Abaixo, prestamos nossa homenagem ao gigante das teclas mostrando vários lados de sua carreira: