Keith Richards muito além dos Stones

18/12/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

18/12/2014

Ninguém nunca imaginou que isto seria possível, mas nesta quinta-feira (18/12) Keith Richards comemora 71 anos de idade. Todos sabem que a maior parte dessas sete décadas heróicas de rock e drogadição foi dedicada à banda que ele criou e que mudou o mundo para sempre: The Rolling Stones. Porém, Keef se dedicou a vários outros projetos musicais e nós mostramos alguns deles abaixo.

The Dirty Mac – The Rolling Stones Rock N’ Roll Circus (1968)
A primeira vez que Keith apareceu sem os Stones foi em um projeto dos Stones. O The Rolling Stones Rock N’ Roll Circus reuniu várias bandas, como The Who e Jethro Tull, e motivou a criação desse super grupo que contava com John Lennon, Keith Richards, Eric Clapton e Mitch Mitchell (batera do Jimi Hendrix). Eles só tocaram duas músicas com essa formação, “Yer Blues”, dos Beatles, e “Whole Lotta Yoko”, com a participação questionável de Yoko Ono.

*


Ronnie Wood – I’ve Got My Own Album to Do (1974)
Em 1974, o Faces estava mais pra lá do que pra cá e Ron Wood ainda não tinha entrado pro Rolling Stones, mas já era amigo de Keith. Foi nesse contexto que ele gravou seu primeiro disco solo, que conta com a participação de Keef na maioria das faixas tocando guitarra, piano, cantando e até fazendo percussão.

The First Barbarians – Live from Kilburn (1974)
Nessa mesma época, Ron Wood organizou uma série de shows para divulgar seu disco solo de estreia. As apresentações contaram com participações de vários amigos seus, incluindo Keith e Rod Stewart, e em 2007, quando as gravações desse material foram lançadas, Ron chamou esse grupo de The First Barbarians. O nome foi uma referência ao The New Barbarians, grupo que Ron e Keith formaram no fim dos anos 1970 (veja mais abaixo).

Peter Tosh – Bush Doctor (1978)
Depois que os Stones gravaram Exile On Main Street (1972), eles foram para a Jamaica gravar o álbum seguinte, Goats Head Soup (1973). Lá, eles entraram em contato com a cultura do reggae e isso os influenciou muito. Nos anos seguintes, os Stones até gravaram alguns (poucos) reggaes, Mick Jagger gravou com Peter Tosh e Keith Richards também. No disco Bush Doctor, Keith gravou as guitarras de duas músicas.


Keith Richards – Single (1978)
O primeiro lançamento solo de Keef foi um single que no lado A trazia um cover de Chuck Berry, “Run Rudolph Run” e, no lado B, um cover de um grande sucesso de Jimmy Cliff, “Harder They Come”.


The New Barbarians – 1979
Conforme citado acima, esse foi um grupo que Keith e Ron Wood criaram, basicamente, para se divertir. Além da dupla dos Stones, a banda contava com Ian McLagan, Bobby Keys e o baixista de jazz Stanley Clarke. Juntos, eles fizeram apenas uma temporada de shows que passou pelo Canadá e Estados Unidos, mas há alguns registros dessas apresentações.


Ian McLagan – Troublemaker (1979)
Falecido há pouco, Ian McLagan era um dos fundadores do Small Faces, depois seguiu com Ron Wood e Rod Stewart quando a banda virou o Faces, e era amigo de Keith. Nesse seu disco solo, Keef toca guitarra na faixa “Truly”.

Max Romeo – Holding Out My Love to You (1981)
Provando seu amor ao reggae, Keith gravou as guitarras e co-produziu esse disco do jamaicano Max Romeo.

Tom Waits – Rain Dogs (1985)
Keith toca guitarra em três faixas desse álbum: “Big Black Mariah”, “Union Square” e “Blind Love”. Mas ele também participou dos discos Bone Machine (1992) e Bad As Me (2011).

Aretha Franklin – Jump Jack Flash (1986)
O filme Jumpin’ Jack Flash (1986) era uma comédia com Woopie Goldberg que levava o nome da clássica música dos Rolling Stones. Na trilha sonora do filme, lá estava a faixa interpretada por ninguém menos que Aretha Franklin. A diva gravou sua versão da música com Keith sendo o guitarrista e produtor da faixa.

Chuck Berry – Hail! Hail! Rock ‘N’ Roll (1987)
No aniversário de 60 anos do mestre Chuck Berry, Keith Richards organizou um grande show em tributo ao ídolo. Os preparativos pro evento foram filmados e se transformaram no belo documentário Hail! Hail! Rock ‘N’ Roll (1987).

Keith Richards – Talk Is Cheap (1988)
No fim dos anos 1980, a relação entre Mick e Keith estava horrível. As brigas entre a dupla tornaram-se frequentes e só pioraram quando Jagger disse que iria lançar um disco solo, sem ao menos consultar os Stones sobre o caso. Keith ficou tão puto da cara com isso que resolveu lançar em seguida o seu primeiro disco solo, Talk Is Cheap (1988), gravado com o grupo que ele formou e chamou de X-Pensive Winos.

Ziggy Marley – Conscious Party (1988)
Fica claro que, desde que foi pra Jamaica, Keith nunca mais abandonou o reggae. Em 1988, ele gravou as guitarras de “Lee & Molly”, que está nesse disco do filho mais famoso do Bob Marley.

John Lee Hooker – Mr. Lucky (1991)
Em 1991, o bluesman que tinha uma das vozes mais graves do mundo, John Lee Hooker, estava com 73 anos. Nessa época, Keith gravou com ele “Crawling King Snake”.

Keith Richards – Main Offender (1992)
Esse é o segundo disco solo de Keith e foi feito no longo intervalo que os Stones fizeram entre Steel Wheels (1989) e Voodoo Lounge (1994).

Wingless Angels – Wingless Angels (1997)
A vivência de Keef na Jamaica lhe rendeu vários amigos rastafáris. Keith ajudou alguns deles a criarem um grupo que foi chamado de Wingless Angels e tocava músicas ligadas à cultura e à religião rasta, especialmente ligadas aos rituais do Nyabinghi. O guitarrista tocou, cantou e co-produziu esse disco deles.

Ronnie Spector – Last of the Rock Stars (2006)
Ronnie Spector era uma cantora que se tornou mulher do produtor Phil Spector, mas, antes disso, ela e Keith tiveram uma breve e intensa relação nos Estados Unidos. Muito tempo depois disso, eles fizeram uma parceria musical nesse disco que ela fez em 2006.

Lee Scratch Perry – Scratch Came Scratch Saw Scratch Conquered (2008)
Um dos maiores nomes da história do reggae mundial, Lee Scratch Perry, trabalhou com Keith nesse álbum de 2008. Nele, Keef gravou as guitarras de duas faixas, “Heavy Voodoo” e “Once There’s a Will There’s a Way”. Keith também participou de outro disco dele, Revelations (2010).

Playing For Change – 2014
Recentemente, o guitarrista fez no violão um medley misturando a sua música “Words of Wonder”, do álbum Main Offender, com o hit de Bob Marley & The Wailers “Get Up, Stand Up” para o projeto Playing For Change.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

18/12/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE