Hoje o rock está de luto. Perdeu Jim Marshall, o inventor dos amplificadores que levam seu nome. Ficaram suas criações, que há 50 anos fizeram e fazem parte da escolha de inúmeros guitarristas, como Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Eric Clapton.
Também considerado o homem responsável pelo “sound of rock”, junto a Leo Fender, Les Paul e Seth Lover, ele compõe o quarteto de criadores que deu corpo – e ferramentas – ao rock como conhecemos hoje. Marshall tocava e era professor de bateria quando abriu sua loja de música em Londres, nos anos 60.
Jim, também conhecido como “The Father of Loud”, morreu aos 88 anos. No site de sua companhia, o lendário criador foi homenageado em agradecimento pela contribuição à música e pela importância que carrega a marca, que por sua vez manterá vivo para sempre o seu nome: “Rest in Peace & thank you Jim.”
Pois é, Jim Marshall faz parte do time que não precisou sair da vida para entrar na história. Ficou triste? Nós também. Mas você não está sozinho: no site jimmarshall.co.uk você pode postar suas condolências.
Fundada em 1962, a Marshall completa 50 anos em 2012. A comemoração acontece em setembro, na Wembley Arena, em Londres.