Jim Marshall, um dos mais conhecidos fotógrafos de rock da história, morreu na noite da última terça-feira, 23 de abril, enquanto dormia em um hotel de Nova Iorque. Responsável por registros clássicos de Jimi Hendrix, The Doors, Beatles, Janis Joplin e John Coltrane, Marshall morava atualmente na Califórnia, mas estava em NY para promover seu novo livro, Match Prints, em parceria com Timothy White.
O fotógrafo começou sua carreira em 1959 e registrou acontecimentos históricos da música, principalmente nos anos 60. Fotos memoráveis mostram Jimi Hendrix queimando a guitarra no Monterey Pop Festival, o público do Woodstock usando LSD e Johnny Cash mostrando o dedo médio durante um show na penitenciária de San Quentin.
A preciosidade das imagens conseguidas por Jim Marshall se deve muito à intimidade que tinha com os maiores artistas do mundo. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Rolling Stones e Bob Dylan tinham-no como fotógrafo favorito. No último show dos Beatles, em 1966, Marshall foi o único fotógrafo credenciado para o backstage.
Aos 74 anos, Marshall ainda trabalhava. Recentemente, fotografou artistas como John Mayer, Ben Harper, Lenny Kravitz e Velvet Revolver. O fotógrafo publicou cinco livros em sua carreira, incluindo Trust: Photographs of Jim Marshall, coleção de suas principais fotos, lançado no ano passado.
[nggallery id=208]