Música ao vivo: 10 canais de live sessions que você precisa conhecer

22/08/2023

Powered by WP Bannerize

Daniela de Jesus

Por: Daniela de Jesus

Fotos: Reprodução

22/08/2023

Live sessions é um termo que pode ser traduzido como sessão ao vivo e designa um estilo de vídeo que lembra um pequeno show. Focada em uma ou mais músicas, esse formato traz faixas gravadas de uma vez, sem cortes, e em cenários que lembram estúdios, ou nem sempre como você vai descobrir.

O Tiny Desk Concerts, da NPR, é um dos canais de live session mais famosos e conta com participações de Jorja Smith, Linker, FKA Twigs, Seu Jorge e C. Tangana. Além desse clássico, outros canais partem da mesma premissa para promover apresentações de diversos artistas e estilos musicais. 

*

Seja para descobrir novos artistas, deixar o som de fundo ou prestigiar aquele artista ou banda que você curte, a NOIZE separou 10 canais de live sessions que você precisa conhecer.

Boiler Room

Criado em 2010, em Londres, o Boiler Room surgiu a partir da ideia de Blaise Bellville, que reuniu DJ’s em um quarto com uma webcam e transmitia o encontro ao vivo. O Boiler Room fortalece a cena underground da música eletrônica, garage, house, grime, techno e hip hop. Para além de Londres, o projeto já promoveu apresentações em cidades como São Paulo, Sydney, Cidade do México, Los Angeles e Berlim. O projeto se sustenta através de investimentos de parceiros e atualmente já promoveu 8000 performances de mais de 5000 artistas por 200 cidades. Entre os artistas que já passaram pelo canal estão Kaytranada, Badsista, KL Jay, Carl Cox e SODOMITA.

Brasil Grime Show

Inspirado pelo grime, gênero musical que surgiu em Londres, o Brasil Grime Show surgiu em 2018 com objetivo de fomentar a cena de grime, drill, funk e hip-hop nacional. Atualmente, a equipe do BSG é composta por Rennan Guerra, Diniboy, Yvie de Oliveira, Diego Padilha, Wander Scheeffër, e Lucas Sá.  MC Carol e Akira Presidente, N.I.N.A, Monna Brutal, Irmãs de Pau, MC Vandal de Verdade e Leall já se apresentaram no projeto.

Cercle

O Cercle surgiu em 2016, na França, com objetivo de promover eventos e transmissões online de DJ sets em lugares inimagináveis. Entre montanhas, praias, desertos ou o caos da cidade, o Cercle já gravou apresentações na Torre Eiffel, Cataratas do Iguaçu, Marina Bay Sands e Hatshepsut Temple. Além das sessions, o Cercle também conta com o próprio festival de música e atua como selo lançando compilações de discos de vinil. Nomes como RY X, Bedouin, Vintage Culture, ARTBAT, Sofiane Pamart e Amelie já tocaram no Cercle.

Cultura Livre

O Cultura Livre é um programa da TV Cultura apresentado pela jornalista Roberta Martinelli. No programa, Roberta recebe novos nomes e artistas já consagrados da música nacional em uma mistura entrevista com apresentações ao vivo. Apesar de ser um programa da TV aberta, todos os episódios ficam disponíveis no YouTube. Entre os nomes que já marcaram presença no Cultura Livre estão Duda Beat, Tom Zé, Urias, Lia de Itamaracá, Rachel Reis, Don L e Giovani Cidreira.

Jam in the van

Jam In The Van tem a proposta de promover sessions gravadas dentro de uma van estilosa. O projeto foi lançado em 2011 na Califórnia e atualmente se constitui em um estúdio remoto e o canal no YouTube. Jam In The Van conta com vídeos de mais de 1000 bandas em sessions gravadas remotamente ao redor dos Estados Unidos. O projeto também conta com um programa de apoio dos assinantes. Pelo canal já passaram nomes como King Buffalo, Black Opry Revue, Kid Sistr, Miss Mojo e Matthew Grant.

KEXP

Em lugar que a música importa”, é assim que a KEXP se apresenta. A rádio, uma organização artística sem fins lucrativos, fica localizada em Seattle, nos Estados Unidos. Desenvolvida em 1972, como uma rádio da Universidade de Washington no canal 90.3 KEXP-FM, a KEXP foi criada para proporcionar novas descobertas musicais engajando músicos e apaixonados por música. Atualmente, ela segue como afiliada da Universidade de Washington e recebe doações e voluntários. Além do canal de rádio tradicional, a KEXP mantém a rádio online e o canal do YouTube, em que artistas gravam live sessions exclusivas acompanhadas de entrevistas. Já passaram pela KEXP nomes como Nilüfer Yanya, Raveena, Tim Bernardes, Alvvays, King Gizzard & The Lizard Wizard e Helado Negro.

My Analog Journal 

Conhecido também como MJA, o My Analog Journal é focado na discotecagem feita apenas com discos de vinil. Os vídeos são temáticos e podem ser sobre gêneros musicais, décadas, artistas, regiões ou temáticas livres. A ideia surgiu em 2017 com o produtor e DJ Zag Erlat, que nasceu em Istambul e mora em Londres. Após publicar o seu set com discos da psicodelia turca dos anos 70, Erlat investiu no projeto e ampliou as discotecagens. O projeto se sustenta com um programa de padrinhos, em que o público pode colaborar financeiramente em troca de recompensas. Com DJ’s sets feitos em uma sala aconchegante cercada de plantas, o MAJ conta com sets de boogie, salsa, jazz entre outros gêneros. Fred Simon, Shubha G, Batukizer, Shaqdi e Anja Ngozi já passaram pelo MAJ.

Sala de Estar

Laboratório criativo com cara de casa”, é assim que a Sala de Estar se define. A produtora atua em formato de laboratório que promove produção musical, audiovisual e de podcasts. O projeto tem como objetivo disseminar diferentes nomes e gêneros musicais, com ênfase em novos artistas. Atualmente, o canal da Sala de Estar conta com 292 vídeos e entre os artistas que já marcaram presença no projeto estão Flerte Flamingo, Pluma, ÀIYÉ, Tagua Tagua e LUMANZIN.

Showlivre

A Showlivre é uma produtora que atua no mercado musical há mais de 20 anos. A iniciativa atua nos ramos da curadoria artística, lançamentos, produção e distribuição de conteúdo digital. Ela conta com mais de 26 mil vídeos produzidos e mais de 2 mil artistas já passaram pelo projeto. As apresentações são gravadas no estúdio da produtora, estúdio de artistas e em parcerias com festivais e marcas. Entre os nomes que já passaram pela Showlivre estão Pitty, Jambu, Criolo, Ashira, MC Kevin e Tiee.

Sofar Sounds

O Sofar Sounds tem como objetivo realizar shows secretos e com público reduzido, as apresentações acontecem em diversas cidades. Criado em 2009 por Rafe Offer, o projeto surgiu em Londres com objetivo de conectar o público e os artistas através da música em apresentações intimistas e com qualidade sonora. Atualmente, o Sofar Sounds atua em 400 cidades ao redor do mundo. Para cada apresentação, os ingressos são vendidos sem a divulgação do artista que estará se apresentando ou o local do evento, as informações são enviadas um dia antes do show.

LEIA MAIS 

Tags:

22/08/2023

Daniela de Jesus

Daniela de Jesus