O cantor americano Jake Holmes entrou com processo contra a banda Led Zeppelin, alegando plágio da música “Dazed and Confused“. Segundo Holmes, ele seria o real autor do clássico.
O processo teve início na segunda-feira, dia 28, quando o cantor enviou documentos para a justiça citando registros de direito autoral datados de 1967, e renovado em 1995. A música está presente no seu álbum de estreia, The Above Ground Sound of Jake Holmes, do mesmo ano. Dois anos depois, o Led Zeppelin lançaria seu primeiro disco, que continha a mesma música.
Conta a lenda que Holmes abriu um show do Yardbirds (banda de Jimmy Page antes do Led Zeppelin) em 1967, época em que “Dazed and Confused” teria sido “composta” pelo Led Zeppelin. O The Guardian diz que não há explicações para o fato de Jake Holmes não ter dado início ao processo na época, já que só é possível reivindicar royalties de um período de três anos.
O cantor pede uma indenização de, “no mínimo, um milhão de dólares“. Escute as duas versões abaixo e tire suas conclusões.