Se apresentar para pessoas que nem sequer sabem quem você é, na esperança de ganhar algum trocado caso consiga a atenção delas. Essa guerrilha que a rua oferece foi uma das coisas que tornaram o Mustache & os Apaches uma das bandas mais queridas do nosso país. Conversamos com o quinteto durante a tarde de uma segunda-feira (22/09) preguiçosa no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e à noite fomos assistir a trupe surpreender o público com seu show.
Entre as novidades que a banda guarda, estão um single em disco de vinil e um DVD com filmagens caseiras da turnê na Europa e de um show na Praça Victor Civita, em São Paulo. Aliás, nesse sábado (27/09), eles farão um show gratuito nesta mesma praça, às 16h.
Levamos Axel Flag, Jack “Rubão” Rubens, Lumineiro, Pedro Pastoriz e Tomas Oliveira para o meio das árvores na quente Porto Alegre. Logo abaixo do nosso papo bucólico com o Mustache & os Apaches, você ainda vê a resenha da apresentação que rolou no Bar Opinião.
Todos querem se divertir
Por Lidy Araujo
Fotos: Ariel Fagundes
Já tinham me dito que o show do Mustache & Os Apaches era uma experiência muito interessante. Então, finalmente, chegou a minha vez. Numa segunda-feira, por volta das 23h, estava à espera dos caras, de olho no palco. Só que, surpresa!, a banda chegou tocando e caminhando no meio da plateia.
Claro, foi na rua que eles começaram, tocando no meio das pessoas. Não poderia ter iniciado de outro jeito este show, em que o público vai se envolvendo aos poucos, e quando isso acontece, as canções em ritmos americanos lindamente executadas pela banda passam a embalar dancinhas coletivas contagiantes. Dá vontade de entrar no trenzinho típico das festas juninas.
E quem não pensa duas vezes é Lumineiro, que desce do palco e vai se divertir com a plateia. Eu só não esperava que Tomás Oliveira se empolgasse e descesse também levando seu contrabaixo acústico. É aí que rola praticamente uma catarse, com fãs e artistas se divertindo juntos, dividindo o mesmo espaço e vivendo, de fato, uma experiência muito interessante, de alegria pura e simples. Bem que tinham me avisado.