Jimmy Page pré-histórico

09/01/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

09/01/2014

Um dos guitarristas mais importantes do rock’n’roll está de aniversário hoje.

Jimmy Page, que fundou o Led Zeppelin em 1969, já possuía uma pequena – mas importante – trajetória no cenário britânico antes de se juntar a Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham.

*

Dez anos antes de lotar estádios com o Led, Page atuou como músico contratado de estúdio por uma longa temporada. Entre 1963 e 1968, o guitarrista gravou com uma centena de artistas diferentes, que vai de The Who a Marianne Faithfull, passando por The Kinks e Van. Ele mesmo confessou, em uma entrevista tempos depois, o que o ritmo do trabalho era frenético: “teve uma época que eu cheguei a fazer três turnos de gravação por dia, de manhã até de noite, seis vezes por semana”.

A carga horária de Jimmy Page na sala de gravação era tão puxada que nem mesmo o guitarrista consegue numerar os discos que ajudou a gravar no período que era contratado à parte pelas bandas. O que sabe – e com certeza absoluta – é que há uma porção de participações célebres que até hoje são consideradas clássicas.

Para homenagear o músico no seu 70º aniversário, reunimos aqui dez canções pré-históricas de Jimmy Page que você precisa conhecer:

“Once in a While”, do The Brooks (1964)

O The Brooks era a resposta da Inglaterra para o sucesso norte-americano The Everly Brothers. Page é quem acompanhou a banda britânica na gravação do compacto “Once in a While”.

“I’m a Lover Not a Fighters”, do The Kinks (1964)

Nos primeiros discos do The Kinks, Ray Davies nunca se sentiu muito à vontade para cantar e tocar ao mesmo tempo. Por isso, Page assumiu a guitarra base do primeiro disco da banda, assim como de outras músicas gravadas tempos depois.

“Bald Headed Woman”, The Who (1964)

O produtor Shel Talmy foi quem chamou Jimmy Page para ajudar o The Who durante a gravação do single “I Can’t Explain”. Por mais que Pete Townshend tenha insistido que a presença do guitarrista não era necessária, Page assinou a distorção fuzzbox do b-side “Bald Headed Woman”.

“Beck’s Bolero”, de Jeff Beck (1966)

Não muito contente com o The Yarbirds, eff Beck achou que era a hora de se expressar livremente em um disco solo, na metade dos anos 60. Ele chamou Keith Moon e John Entwhistle, ambos do The Who, e Jimmy Page para gravá-lo. A guitarra base é do nosso homenageado.

“Leave My Kitten Alone”, do The First Gear (1964)

O The First Gear queria gravar um cover de Little Willie John para um compacto, mas empacatava sempre na hora solo de guitarra. Foi aí que Shel Talmy (o mesmo produtor do The Who) se lembrou que Jimmy Page poderia ajudá-los. O resultado final é elogiado até hoje.

“Baby, Please Don’t Go”, do Van Morrison (1964)

Jimmy Page ajudou o Van Morrison no seu primeiro álbum e em alguns singles posteriores. Por exemplo, é a guitarra dele que se ouve em “Baby, Please Don’t Go”, cover de Big Joe Williams.

“Circles”, do Les Fleur De Lys (1966)

O Les Fleur de Lys começava a dar os seus primeiros passos quando chamou Jimmy Page para ajudá-lo na gravação de um segundo single. O guitarrista assumiu as seis cordas nessa versão de uma música solo de Pete Townshend.

“Season of the Withc”, de Donovan (1968)

Jimmy Page é o guitarrista de diversos hits de Donovan. “Seasons of the Witch” – e até mesmo “Sunshine Superman”- foram gravados pelo cara que deixaria o trabalho nos estúdios para formar o Led Zeppelin em 1969. O solo que você ouve aqui é uma criação de Page.

“Don’t Turn Your Back On Me”, de Jackie De Shannon (1964)

A cantora norte-americana Jackie De Shannon viajou até a Inglaterra para gravar de mais um álbum seu. Ela procurava um guitarrista que se encaixasse no seu som. “Eu não imaginava encontrar um músico que se adaptasse tão rápido às diferentes coisas que eu queria fazer”, revelou a cantora, tempos depois da gravação com Page.

“Little Child”, Jackie Lynton (1964)

Não foram produzidas muitas cópias desse compacto. Mas é Jimmy Page quem gravou o cover dos Beatles.

Tags:, , , , , , , , ,

09/01/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE