O título já anuncia: Isso Vai Dar Repercussão! Orgulhosamente, o NOIZE Record Club apresenta o histórico álbum de Itamar Assumpção e Naná Vasconcelos, um encontro de gênios. Lançada em 2004, esta obra única chegará aos nossos assinantes pela primeira vez em disco de vinil. Assine o clube e garanta agora seu kit exclusivo com LP amarelo opaco e a edição # 129 da revista NOIZE, que falará em detalhes sobre o trabalho em conjunto de dois dos nomes mais inventivos da música brasileira.
Itamar Assumpção é um dos nossos maiores compositores. Conhecido como uma das principais figuras do movimento da Vanguarda Paulista, na década de 1980, deixou um legado incomparável para a canção nacional. Naná Vasconcelos, por sua vez, é considerado um dos grandes percussionistas do mundo e teve participação decisiva na difusão da música brasileira no exterior. Em Isso Vai Dar Repercussão, “o som dos dois foi modificado pelo som dos dois”, conforme declarou Naná na época, em citação presente no encarte do CD.
Unidos por um convite de Zeca Baleiro para que realizassem um show, os dois artistas iniciaram, em 2001, as gravações para o projeto do álbum. Três anos depois, após a morte de Itamar, o baixista e produtor Paulo Lepetit encabeçou a finalização do material. Utilizando os registros iniciais, onde Itamar interpreta suas composições com voz e violão, acompanhado por Naná nas percussões, Lepetit reuniu artistas como a cantora Anelis Assumpção, filha de Itamar, o trombonista Bocato e Vange Milliet, cantora e parceira de Itamar, para concluir o álbum. “Para mim, era uma satisfação só estar acompanhando aquele encontro de gênios”, lembra Lepetit à Noize.
Isso Vai Dar Repercussão trabalha nas fronteiras do popular com o experimental. Os trava-línguas das letras de Itamar transformam-se em refrões grudentos, enquanto Naná faz do corpo um tambor, inclusive usando a percussividade da voz. Músicas cíclicas, como “Fim de Festa”, “Próxima Encarnação” e “Assim Naná Ensina”, soam como mantras, sem nunca soar repetitivas. Mesmo o samba é reinventado em faixas como “Leonor” e “Justo Você Berenice”. “Uma sonoridade simples, mas não simplória”, resumiu Naná à Folha, em 2001. Ou ainda: “É natural, batuque de dois pretos”, conforme declarou Itamar na mesma entrevista. “São duas pessoas pretas obcecadas por serem livres. Simbolicamente, eles trazem na música isso”, diz Anelis à Noize.
Este álbum é a junção de dois “afro-brasileiros puros”, como Itamar canta, criadores que desconheceram as barreiras entre gêneros musicais e se firmaram enquanto artistas independentes do mercado. A obra traz letras sarcásticas e críticas, que falam de temas como a negritude (“Eu tenho o cabelo duro/ Mas não o miolo mole”), e precarização dos artistas independentes no Brasil (“Meu cachê é um horror, Leonor/ Não sobra nem pro cigarro”).
Lançado agora pela primeira vez em vinil, Isso Vai Dar Repercussão chegou ao NOIZE Record Club! Faça parte do clube e receba em casa seu kit exclusivo com LP amarelo opaco + revista NOIZE # 129. Garanta agora o registro histórico do encontro de Itamar Assumpção e Naná Vasconcelos, dois grandes gênios da música brasileira.
Tracklist do LP de Isso Vai Dar Repercussão:
LADO A
1. Leonor (5:14)
2. Cabelo Duro (2:56)
3. Próxima Encarnação (3:21)
LADO B
1. Fim de Festa (3:16)
2. Justo Você Berenice (3:16)
3. Aculturado (4:43)
4. Assim Naná Ensina (3:40)