O braço da sua vitrola: quem é, o que faz

03/11/2021

"]

Powered by WP Bannerize

Erick Bonder

Por: Erick Bonder

Fotos: Reprodução

03/11/2021

Cada peça cumpre um papel importante para que você aproveite a melhor qualidade dos seus discos. Um pequeno detalhe desregulado já basta para percebermos que há algo de errado no som. Para que possamos identificar os problemas e saber como realizar os ajustes necessários, precisamos conhecer o equipamento com o qual estamos lidando.

Aqui, vamos explicar um pouco do funcionamento do braço da vitrola e dar algumas dicas para quem ainda tem dúvidas de como realizar as regulagens dessa peça. Os ajustes no braço são importantes porque influenciam diretamente no funcionamento da agulha. Portanto, é bom sempre prestar atenção e tomar bastante cuidado na hora de realizar seu manuseio. Um bom e bem regulado equipamento faz toda diferença no resultado final que chega até os seus ouvidos.

Quer começar agora sua coleção? Nada melhor para iniciar do que fazer parte do Noize Record Club. Assine e receba em casa mensalmente um LP e uma revista.


Quem é, o que faz

O braço sustenta grandes responsabilidades. Sua principal função é manter suspensas e guiadas a agulha e a cápsula, responsáveis pela captação do som impresso nos sulcos dos LPs (confira mais sobre agulhas aqui). Para cumprir essa tarefa, são necessárias firmeza e leveza, duas características que parecem opostas, mas precisam estar unidas nesta mesma peça. Isso porque, mesmo com o movimento em direção ao centro do disco e as vibrações do contato da agulha com o vinil, o braço não deve ficar oscilando muito. Qualquer movimento a mais poderá gerar interferências no som final. Basicamente, o braço deverá sustentar de forma suave, mas firme, a agulha e a cápsula pela trilha impressa nas ranhuras do disco.

Além disso, por dentro do braço passa uma fiação. Esses fios transmitem a energia elétrica, criada pela cápsula, até o resto do equipamento, para que o som, enfim, saia pelos alto-falantes.

Presente há muito tempo nos equipamentos de reprodução, a função do braço sempre foi a mesma. Desde a criação dos fonógrafos, passando pelos gramofones e vitrolas, até chegar aos toca-discos atuais. Portanto, há um bom tempo se trabalha no aperfeiçoamento de seu funcionamento. Muitos aparelhos trazem braços automáticos, que descem ao início do disco quando damos play e se recolhem sozinhos quando a gravação acaba. Antes feito de alumínio ou metais análogos, hoje se popularizam braços em fibra de carbono.

*


Os tipos de braço

Normalmente você vai encontrar braços retos ou curvados, em forma de S ou J.

Os braços retos costumam ser curtos e estão menos sujeitos a força centrípeta exercida pelo movimento do prato. Normalmente são encontrados em toca-discos mais simples, muitas vezes sem regulagens. A desvantagem deste modelo é que ele costuma ser mais bruto com seus discos, além de não possuir tanta precisão na captação da gravação. Para minimizar essa falta de precisão, esse modelo costuma ter a ponta que segura a cápsula levemente angulada.

Já os braços curvados costumam ser mais longos. Seu formato permite a distribuição do próprio peso em mais de um ponto, fazendo com que a agulha passe mais suavemente pelas ranhuras do vinil e, assim, leia com mais detalhes a gravação. Entretanto, esse modelo costuma ser mais suscetível à força centrípeta exercida sobre ele e, por isso, precisa ser usado junto a um sistema de anti-skating.


Ajustes necessários: contrapeso e anti-skating

Uma das melhores dicas que podemos dar para quem está começando com os LPs é a seguinte: busque um toca-discos que permita regulagens. Ajustes são essenciais para que sua coleção tenha maior durabilidade e seus equipamentos reproduzam o melhor som dos seus vinis. No caso do braço, são duas as principais regulagens com as quais você deve se preocupar: o contrapeso e o antiskating. Vamos explicar o que são cada uma dessas ferramentas e você pode conferir aqui como fazer uso delas.

A explicação para o contrapeso está no próprio nome. O braço, a agulha e a cápsula do seu toca-discos também estão sujeitos à gravidade e, portanto, possuem um peso que é exercido em direção ao chão. Entretanto, na hora de colocar o LP para rodar, esse peso é indesejado. Essas peças precisam estar todas na altura certa, apenas com a ponta da agulha encostando no vinil, como se estivessem flutuando. É aí que entra o contrapeso: localizado na extremidade contrária à agulha, ele regula o peso geral das peças, promovendo o equilíbrio necessário.

O anti-skating, por sua vez, serve para regular a força centrípeta naturalmente exercida pela rotação do prato sobre o braço do toca-discos. Novamente, os seus equipamentos não fogem das leis da física. Quando um objeto estático entra em contato com um objeto em rotação, há uma tendência para que o primeiro objeto entre, também, em movimento. Esse movimento, que é o que faz o aparelho funcionar, quando desregulado, pode ser excessivo e gerar problemas na reprodução do som. Por exemplo, um anti-skating desregulado pode impedir que o braço ande pelos sulcos da forma correta, provocando pulos ou até mesmo fazendo o braço correr por cima do disco.

Além do artigo que deixamos linkado no primeiro parágrafo dessa seção, separamos alguns vídeos para que você entenda como realizar esses ajustes:


*

Com essas noções básicas você poderá identificar quando houver algum problema no braço da sua vitrola. Como já dissemos, é muito importante para a manutenção da sua coleção e equipamentos que você realize ajustes quando necessário. O mundo dos LPs e dos toca-discos é cheio de detalhes e você vai aprendendo tudo com o tempo. E nós também vamos tentando ajudar, escrevendo aqui sobre coisas que podem ser um mistério para quem está começando.

Ainda não faz parte do NOIZE Record Club? Então corra! Estes são os últimos dias para garantir Luedji Luna na sua vitrola. Neste mês o NRC lança em vinil Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água, segundo álbum da cantora e compositora, indicado ao Grammy Latino 2021. Entre para o clube e receba em casa nosso kit exclusivo com LP e revista NOIZE.

Tags:, , , , , ,

03/11/2021

Erick Bonder

Erick Bonder