Já conversamos sobre a forma como um disco de vinil é fabricado e também sobre alguns cuidados básicos com a sua coleção. Um dos problemas mais frequentes na vida de quem tem LPs é o empenamento, que é quando o disco fica torto, gerando problemas na reprodução do som, ou até mesmo inviabilizando completamente o uso da gravação. Existem vários motivos que podem levar um vinil a empenar e, por isso mesmo, você deve ter cuidados redobrados. O empenamento em um disco de vinil é irreversível e, dependendo do dano, a perda pode ser total.
Uma coleção de LPs exige um pouco de atenção e cautela. Caso você negligencie suas bolachas, pode vir a ter prejuízo e dor de cabeça. Mas, se você tomar alguns cuidados (super básicos), seus discos podem durar muito tempo reproduzindo as músicas perfeitamente. Vamos conversar um pouco sobre como evitar o empenamento dos discos?
Já imaginou todo mês um kit exclusivo com LP + revista? Assine o NOIZE Record Club e receba o melhor da música sem sair de casa.
Porque um LP empena
Os discos são feitos de PVC, um tipo de material plástico (popularmente chamado de vinil).
O PVC possui alguma resistência, mas também é um material extremamente frágil. Como muitos outros plásticos, é sensível às temperaturas muito elevadas, por exemplo. As propriedades desse material estão entre a rigidez e a elasticidade. É por isso que o empenamento acontece. Quando um disco de vinil é submetido à forças maiores do que pode suportar, ou até a temperaturas muito elevadas, sol e umidade, ele adquire curvaturas em sua superfície, deformando, como consequência, os sulcos nos quais as músicas estão gravadas.
Devido ao fato de os discos possuírem essas propriedades intermediárias entre a rigidez e elasticidade, a reversão dos empenamentos se torna tão difícil. A elasticidade é a tendência que um material tem em se restaurar após ser deformado. A elasticidade impede que o material quebre a partir de forças exercidas sobre ele. Já a rigidez é a tendência que um corpo tem em resistir a uma deformação. Então, de forma simplificada, podemos dizer que o empenamento acontece porque a tendência elástica faz com que o disco se deforme para absorver alguma força e, após isso, a rigidez impede que o material volte para a sua posição original.
Os cuidados para evitar empenamentos são, basicamente, os mesmos cuidados que você deve ter para evitar qualquer outro tipo de problema com os discos. Não deixe seus discos empilhados uns em cima dos outros – os LPs devem ser guardados na vertical, um ao lado do outro, com a menor inclinação possível. Não deixe seus discos em lugares com sol direto e muito quentes – procure um lugar fresco e com sombra para a sua coleção. Jamais deixe seus discos em lugares úmidos, como porões ou garagens, mas sim em lugares com boa circulação de ar. Muitas vezes, ao serem transportados e manuseados de forma indevida, os discos também podem apresentar defeitos – as bolachas devem ser transportadas enquanto objetos frágeis.
Você não vai se arrepender de fazer essa manutenção. Em alguns casos menos graves, se o disco empenar, você vai continuar podendo aproveitar boa parte das músicas sem defeitos, mas é melhor não ter defeito nenhum, certo? Um disco empenado realmente não tem volta.
Tentativas que não recomendamos
Se você procurar na internet por maneiras de consertar um disco de vinil empenado, normalmente são duas as técnicas mais comuns que você vai encontrar.
Uma opção muito falada é colocar o disco entre dois livros, ou outros objetos pesados, e deixar ali por vários dias, semanas ou até meses. Dizem que, após algum tempo, pode haver algum resultado. Você pode até tentar, mas nós não recomendamos e não temos registros de que isso funcione de verdade.
Outra opção bem esquisita que você vai encontrar é a de colocar seu disco entre duas placas de vidro e deixá-lo dentro do forno. Já imaginou? Nós achamos no mínimo arriscado e nunca tivemos coragem de tentar. Não faça isso, por favor. Você pode transformar um pequeno defeito em um dano terrível e acabar de vez com o seu LP (ou até mesmo provocar um acidente doméstico). Como dissemos, os LPs são de plástico e podem derreter com muita facilidade.
Uma alternativa possível
Para os curiosos e entusiastas, vale comentar sobre uma engenhoca desenvolvida especialmente para tocar LPs empenados. Entretanto, o equipamento ainda não está disponível facilmente no mercado.
Por fim, existe uma possibilidade que não vai consertar definitivamente o estrago, mas pode fazer com que os seus LPs levemente empenados sejam usados. O Clamp para toca-discos é uma peça que você pode comprar separadamente e funciona enquanto um estabilizador. A peça é, basicamente, um peso que deve ser acoplado no eixo do seu toca-discos e fará com que o LP empenado se mantenha plano enquanto você o escuta. Vale ressaltar que essa peça funciona apenas para casos de empenamentos leves.
*
Vale reforçar que todo cuidado é pouco na hora de lidar com a sua coleção. A maior parte dos danos em discos de vinil são irreversíveis e o empenamento é o mais comum entre eles. Tome muito cuidado e trate seus LPs com muito carinho e atenção. Qualquer descuido pode gerar problemas. Siga acompanhando nossos conteúdos sobre o mundo do vinil para mais dicas.
Quer começar sua coleção? Este pode ser o momento certo. Neste mês o NOIZE Record Club lança “Hermeto” (1970), primeiro álbum solo de Hermeto Pascoal, pela primeira vez no Brasil com sua capa original. Assine o clube e garanta seu kit exclusivo: LP preto de 180g e revista NOIZE # 119.