Nem o pedestre mais desligado poderia passar alheio a um grupo como o Hypnotic Brass Essemble. Com quatro trompetes, dois trombones, um sousaphone (uma espécie de tuba que seria o baixo) e um barítono, os oito irmãos aliados a um baterista conseguem mudar a atmosfera das ruas de Nova York. Difícil definir como jazz ou hip-hop ou qualquer coisa, entenda do que estamos falando:
Filhos do trompetista Phil Cohran (que tocava trompete na lendária Sun Ra Arkestra), foram ensinados desde cedo a tocar instrumentos. Acordavam horas antes da escola para praticar e seu pai só dava o instrumento após conseguirem um “som puro” utilizando apenas os bocais. A maioria começou com apenas 3 anos. A morte de um dos irmãos, em 1996, foi a (triste) motivação para se reunirem e levar a coisa a sério. Muitos faziam faculdade em outras cidades e retornaram para Chicago – sua terra natal – após o fato, determinados a sobreviver juntos de sua paixão.
Atuando principalmente nas ruas, em turnê pelos Estados Unidos e Europa, o Hypnotic Brass Essemble chegou a vender 300 mil cópias do primeiro disco de mão em mão, chegando a ganhar até U$ 2 mil durante seis horas tocando na rua. A banda acaba de lançar um EP chamado Heritage, durante mais uma de suas passagens por Dublin, na Irlanda. Segundo o site oficial, eles se juntaram em um estúdio para ensaiar e escrever músicas novas, mas no tempo livre e acompanhados de muita Guinness e Jameson, acabaram gravando versões de artistas que os influenciaram, como Fela Kuti, Jay-Z, Outkast, Madlib & MF Doom e Art Of Noise. Veja o vídeo promocional do lançamento abaixo e sinta a energia:
ChoiceCuts presents Hypnotic Brass Ensemble from Loughlin McSweeney on Vimeo.
Uma das faixas do EP, chamada “Spottie” foi liberada para download: