Como um aperitivo do primeiro disco, que chegará às plataformas digitais em 2025, a artista Ventura Profana apresenta o videoclipe de “Tranquila” nesta terça-feira, 4/12. A música foi inspirada na vida na estrada, especialmente no Recôncavo Baiano e no Maranhão.
A canção traz a participação de Preta Queen R Bull e produção de Jordi Amorim, e bebe de influências do reggae, da música gospel e do pop. “O reggae tem sido um refúgio, onde é possível sentir e desfrutar de momentos carinhosos de liberdade, ainda que sejamos pessoas racializadas habitantes de um mundo moldado segundo uma cultura de cárcere e aniquilação. Sou digna do amor pleno e foi dançando em um paredão que compreendi isso. Nunca mais fui a mesma”, aponta Ventura Profana.
O aspecto religioso faz parte da identidade da artista, que cresceu em ambiente religioso e tornou-se pastora. “Eu acredito num Deus que se incomoda profundamente com as injustiças deste mundo, que detesta as desigualdades sociais e abomina as discriminações. Uma força divina que se compadece e não me abandona em meio às prisões. Fazer música é uma das maneiras mais lindas de expressar meu louvor e minha gratidão pela vida. É manter e cuidar do diálogo com Deus, de estar na sua presença.”
O videoclipe conta a história de uma profeta cigana, cuja peregrinação está na narrativa central do registro. Como uma carta de amor à estrada, a obra traz elementos das vivências da compositora e reflete sobre as transformações durante a jornada: “O meu pai trabalhou a vida inteira num transportadora de cargas, por isso, desde criança, viajei muito de caminhão. Essas lembranças reverberaram demais nos últimos anos. Por isso, esse capítulo traz consigo uma reconciliação com meu próprio caminho.”
LEIA MAIS