Ainda que a pandemia de Covid-19 tenha afetado severamente a indústria fonográfica em 2020, a receita de fim de ano da Associação Americana da Indústria de Gravação destacou que as vendas de discos de vinil nos Estados Unidos haviam dispararam com o cenário mundial. No primeiro semestre de 2021, os números ficaram ainda maiores.
Conforme o relatório divulgado pela Record Industry Association of America (RIAA), a receita de vendas de discos de vinil na primeira parcela do ano apresentou um crescimento de 94%, quando comparado ao período homólogo, alcançando o valor de 467 milhões de dólares. Esse crescimento fez com que o vinil fosse representante de mais de 66% das vendas de formatos físicos. Com a pandemia, o vinil superou seu sucessor (CD) pela primeira vez nos EUA desde 1986 ao ultrapassar a marca de 19,2 milhões de vendas ainda em 2020.
Mesmo com uma série de restrições de circulação e com a economia afetada, os norte-americanos seguem comprando cada vez mais discos e a tendência é que esse segmento prospere cada vez mais.
Assine o Noize Record Club e faça parte do maior clube de vinil da América Latina!