Trilha sonora do trabalhador

01/05/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

01/05/2014

Imagem: tela “Il Quarto Stato” (1901) do italiano Giuseppe Pellizza que marcou o século 20 por representar a nova classe que surgia, o proletariado, ou seja, “O Quarto Estado”.

A todos os trabalhadores do nosso Brasil-sil-sil, o nosso parabéns! Hoje, como todos que podem desfrutar do feriado bem sabem, é o Dia Internacional do Trabalhador. Mas há uma história triste por trás da folga no dia 1º de maio. No final do século XIX, milhares de operários dos Estados Unidos e da França protestaram para que a jornada de trabalho fosse reduzida para as atuais oito horas – o que acabou em nada menos do que um massacre. Em homenagem às dezenas de mortes que ocorreram nessa ocasião, criou-se esse bem-vindo feriado na França e, de lá, ele se espalhou pelo mundo.

*

Se você acorda cedo e sua a camiseta, vai se identificar muito com essas músicas que falam da dura realidade de todo trabalhador.

John Lennon – “Working Class Hero”

“Working Class Hero” (em português, herói da classe operária) foi composta por John Lennon em 1974, pouco tempo depois da separação dos Beatles. Essa balada folk critica todo o sistema do mercado de trabalho em versos como este: “They’ve tortured and scared you for twenty odd years/Then they expect you to pick a career” (“Eles torturaram e assustaram você por estranhos vinte anos /Depois esperam que você escolha uma carreira”).

Bob Marley – “Work”

Quem também se dedicou muito a cantar as injustiças sociais foi o rei do reggae Bob Marley. No último álbum que lançou em vida, “Uprising”, de 1980, está presente a faixa “Work”. Não é uma música muito conhecida, mas sua letra retrata fielmente a angústia de quem trabalha duro cinco dias por semana torcendo apenas para que chegue o sábado.

Chico Buarque – “Pedro Pedreiro”

E claro que no Brasil, onde multidões de trabalhadores sofrem dia a dia, essa realidade serviu de matéria-prima para composições incríveis. Uma das mais lindas delas é “Pedro Pedreiro”, que Chico Buarque escreveu em 1965 e lançou no ano seguinte. É impossível ouvir as 36 vezes que ele canta a palavra “esperando” nessa música e não sentir na pele a aflição de quem ganha uma miséria para se matar trabalhando.

Seu Jorge – “Trabalhador”

Mais recentemente, Seu Jorge prestou uma homenagem bonita ao sofrimento do trabalhador brasileiro nessa faixa “Trabalhador”, que está no álbum “América Brasil”, de 2007.

Zeca Pagodinho – “Vai Vadiar”

Mas a essa altura você já deve estar cansado de tanto trabalho. Tire o dia pra aproveitar toda sabedoria do Zeca Pagodinho e vá vadiar!

Tags:, , , , , , , , , ,

01/05/2014

Avatar photo

Revista NOIZE