Pop, soul e tropical: descubra MARTTE, artista que canta sobre autoamor 

28/09/2023

Powered by WP Bannerize

Gabriela Amorim

Por: Gabriela Amorim

Fotos: Renan Buken/ Divulgação

28/09/2023

Bandas que você não conhece mas deveria é a seção mais antiga da NOIZE. Desde 2007, ela se reinventa em diferentes formatos e continua sendo impressa a cada lançamento do NOIZE Record Club. Toda quinta-feira, vamos publicar uma indicação musical apresentada na revista. Nesta edição, Martte foi o indicado no BQVNC do Lado B da revista #125, que acompanha o vinil de “Sim Sim Sim”, do Bala Desejo.

Matheus Gomes é um cantor e compositor paulistano LGBTQIA+ que começou a se interessar pela música ainda na infância, exibindo vocação para a composição desde muito cedo. Hoje, com nome de MARTTE, traduz em suas canções as temáticas de amor, aceitação e autoestima preta. Inserindo-se na indústria fonográfica nacional desde 2017, com o single “Uma Saída”, em parceria com Dubeat, o artista lançou, dois anos depois, seu primeiro álbum, Vem Bem Vindo (2019), indicado a álbum do ano pelo RedBull.com. Sua faixa “Sua Pele” foi eleita a segunda melhor música brasileira de 2019, também pela RedBull.

*

Em junho do ano passado, o paulistano lançou o EP FLOR BAIANA (2022), com um compilado de quatro faixas, que também estão presentes no seu segundo álbum, AMOR É ARTE (2022). Em papo com a NOIZE, o artista afirmou que as influências para o novo projeto são de artistas como Bad Bunny, Burna Boy e Rihanna, além da musicalidade latinoamericana.  

Por onde começo? Pela faixa “Cacto”, sem sombra de dúvidas. A música está presente no álbum Vem Bem Vindo (2019), onde você já pode ficar e escutar toda a estreia do artista independente. No Youtube, MARTTE tem videoclipes das canções “Sua Pele”, “Flor&Ser”, “Cor da Noite”, “Trago Seu Amor” e “ME TRAGA VOCÊ”, que valem a visualização. Na sequência, igualmente sugiro conhecer seu último EP FLOR BAIANA, assim você já se prepara para o lançamento do segundo álbum do paulistano. 

Mood? Tropical com sonoridade dançante e vibrante. O paulistano se mostra bem sucedido ao unir a poesia de suas composições arrojadas a ritmos envolventes, trazendo um alto astral instantâneo com seu vocal marcante. É uma boa escolha para playlists que envolvam viagens de verão e rolês leves. 

Como soa? Se diversificando de faixa em faixa, MARTTE traz o amor próprio como uma marca forte de suas composições.  Suas referências englobam diferentes lugares e épocas, indo de Tim Maia à Beyoncé, ou de Djavan a Daniel Caesar. Em sua estética musical,  MARTTE tem um som que se encaixa em “Pop Soul Tropical”, mas com influências de R&B, Dancehall, Afrobeats, brasilidades e até algumas batidas eletrônicas. 

Qual a vibe? Aglomeração gostosa. O ritmo tropical do músico faz até aquele colega mais parado do rolê dar uma mexidinha. O som de MARTTE dá aquele quentinho e traz a sensação de como é bom estar vivo, sendo gostoso ouvir também sozinho. Quem aprecia Xênia França, Luedji Luna e Liniker vai se interessar.

LEIA MAIS

Tags:, , ,

28/09/2023

Gabriela Amorim

Gabriela Amorim