Rafael Castro fala sobre o oitavo e novo álbum, ‘Lembra?’

04/10/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

04/10/2012

Adoramos ouvir o que os artistas tem a dizer. E não só sobre a música que fazem, mas sobre o universo que gira em torno dela, ponto de partida para o que cai no seu iPod tempos depois.

Neste mês, na Noize #57, quem vai Direto ao Ponto é o músico Rafael Castro. Ele dá dicas quentes de filmes, sites, músicas e perfis de Twitter para você se perder no ócio criativo.

*

É também nesse mês que Rafael, após sete álbuns internéticos, lança o primeiro que você pode encontrar em prateleiras por aí. Nós, claro, conversamos com ele sobre a novidade.

Lembra? foi todo feito com o suor de Rafael Castro, que compôs, gravou, tocou e produziu sozinho no estúdio que mantém na casa dos pais.

 “O lance de fazer disco sozinho já é tradição. Nos oito discos e nos dois EPs, eu sempre me encarreguei de todas as partes do processo. Curto muito compor, arranjar, gravar, mixar, masterizar. Tenho tesão de fazer tudo que se refere a sonoridade e acho que isso acaba trazendo uma cara mais própria, uma textura que é só minha. 

Eu gosto de enfeitar a casa e dar a festa do meu jeito. Quem não gosta?”

Pela primeira vez, um álbum de Rafael chega às prateleiras. Até então, a música ficava só no mundo digital.

Essa coisa do disco físico apareceu por vários motivos. Eu acho que, num primeiro momento, dá uma valorizada na história. Quando você lança em CD parece (e é) de verdade. As pessoas são acostumadas a pegar na mão ou a saber que dá pra pegar na mão, mesmo que na maioria das vezes o cara que adquire o CD ripa ele e ouve no digital.

Daí tem também a coisa de mandar o disco pra imprensa ou contratante, isso ajuda com certeza. Quando você manda link é bacana, mas ganhar um CDzinho é sempre legal. É um mimo.

Além disso, com a idéia do CD deu pra fazer uma coisa que eu sempre quis, que foi pirar num encarte gigantesco cheio de ilustra e foto pra moçada ficar folheando, lendo as letras e se envolvendo mais com as canções.”

Ao todo, Lembra? Traz 14 faixas e várias participações especiais – de gente como Tulipa Ruiz a Leo Cavalcanti e Pélico. E, apesar de a bolacha estar nas prateleiras, você já pode baixá-la de graça no site do cara.

O show de lançamento do álbum está marcado para o dia 4 de novembro, também de graça, no Itaú Cultural, em São Paulo. Enquanto a data não chega, dá uma sacada na Noize #57 pra ver o que o Rafael curte fazer em seu tempo livre. Porque nem só de trabalho vive o homem.

Tags:, , , ,

04/10/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE