O ano de 2018 já começa com um presente para os fãs do punk rock e, principalmente, admiradores do movimento Riot Grrrl. Um dos principais nomes da cena, a banda norte-americana Bikini Kill, comemora 25 anos do lançamento de seu primeiro álbum de estúdio Pussy Whipped (1993) e ganha uma homenagem especial do selo paulista Hérnia de Discos: Insubmissas – 25 anos de Pussy Whipped (2018), coletânea que revisita a histórico disco com acordes, batidas e vocais 100% femininos e brasileiros.
A década de 1990 foi estremecida pelo surgimento da Bikini Kill: com instrumental rápido, letras ferozes, apresentações explosivas e uma boa dose de atitude feminista e punk, o quarteto formado por Kathleen Hanna (vocal e composições), Billy Karren (guitarrista), Kathi Wilcox (baixista) e Tobi Vail (baterista) se tornou pioneiro e principal referência do movimento Riot Grrrl, de empoderamento e discussão sobre feminismo e mulheres no punk. A faixa “Rebel Girl”, do álbum de estreia, é um dos principais sucessos e legítimo hino do punk feminista.
Desirée Marantes e Cintia Ferreira idealizaram o projeto da coletânea e contam em nota divulgada à imprensa que a escolha das artistas convidadas foi feita de forma cuidadosa: “As bandas foram escolhidas a dedo. Todas estão ativamente trabalhando em algo relacionado à música e tem uma atitude riot grrrl”.
Em pouco menos de meia hora, doze bandas mostram suas versões, deixando cada faixa com uma nova roupagem sem perder a pegada Riot Grrrl. São elas: 3D, Belicosa, Bertha Lutz, Bloody Mary Una Chica Band, Charlotte Matrou um Cara, Diablo Angel, Framboesas Radiotativas, In Venus, Lâmina, Miêta, Ready Mades e Trash no Star.
Abaixo, você pode ouvir a coletânea:
Tracklist:
Blood One” – Diablo Angel
“Alien She” – Lâmina
“Magnet” – Belicosa
“Speed Heart” – Bertha Lutz
“Lil’ Red” – Framboesas Radioativas
“Tell Me So” – Miêta
“Sugar” – In Venus
“Star Bellied Boy” – 3D
“Hamster Baby” (Ratoncito Bebito)– Bloody Mary Una Chica Band
“Rebel Girl” – Charlotte matou um cara
“Star Fish” – Trash no Star
“For Tammy Rae” – Readymades