Batizado com o título do álbum que Wayne Shorter lançou em 1964, o recém lançado selo holandês Night Dreamer anunciou o lançamento de uma série exclusiva de discos de vinil que inclui nomes como Seun Kuti & Egypt 80 e Seu Jorge.
As gravações aconteceram no Artone Studio, na cidade holandesa de Haarlem, e o método utilizado para produzir os LPs é chamado de “direct-to-disc”. Nesse caso, os sulcos do acetato (que é o disco de alumínio revestido com uma base de celulose usado para fazer a matriz em que o vinil derretido será prensado) são criados por uma máquina de corte ao mesmo tempo em que a gravação está sendo feita, ao vivo. Ou seja, enquanto os músicos estão tocando, o áudio gravado é transmitido para a máquina de corte que sulca o acetato, imprimindo nele o som. Em geral, os sulcos dos acetatos são feitos com áudios gravados em fitas master, por isso, nessa técnica direct-to-disc não é possível sobrepor gravações (o que é chamado de overdub) nem fazer nenhuma pós-produção.
O primeiro lançamento do selo é Seun Kuti & Egypt 80 Night Dreamer Direct-To-Disc Sessions. Nele, o filho do lendário Fela Kuti toca quatro faixas gravadas em um take só. “As gravações foram registradas com a máquina de corte Neumann VMS70, capturando não apenas a urgência da performance, mas a atmosfera da sessão em si, com todas as suas imperfeições”, comentou o selo. A sonoridade vintage é garantida pelo Artone Studio, que possui em seu acervo com uma das quatro únicas mesas de mixagem RCA 76D que ainda existem no mundo, o mesmo modelo que era usado no clássico Sun Studios.
Veja abaixo cenas da gravação de Seun Kuti:
Ouça abaixo “Struggle Sounds”, faixa que abre Seun Kuti & Egypt 80 Night Dreamer Direct-To-Disc Sessions:
Seun Kuti & Egypt 80 Night Dreamer Direct-To-Disc Sessions traz versões ao vivo de quatro faixas do seu disco Black Times (2018). Esse é o primeiro lançamento da série que lançará também registros de artistas como Seu Jorge & Rogê, Sarathy Korwar e BaBa ZuLa.
Veja abaixo algumas cenas dessas gravações: