5 acertos e 1 assassinato de Phil Spector, o gênio homicida do rock

29/09/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

29/09/2014

Do topo do mundo à cela da prisão, Phil Spector é um homem que viveu intensamente os altos e baixos do rock n’ roll. Tamanha é a relevância desse produtor que a sua trajetória se funde com a própria história da música pop. Hoje, o homem que produziu Imagine (1971), do John Lennon, está preso no California Health Care Facility por uma loucura (no pior sentido da palavra) que cometeu. Veja abaixo 5 grandes momentos de sua vida e 1 crime horrendo.

1) “Be My Baby”, The Ronnetes

*

De 1960 a 1965, ele produziu e compôs muitas dezenas de faixas que chegaram ao Top 40 dos Estados Unidos. No início de sua carreira, Spector esteve envolvido com alguns grupos femininos, como The Ronettes e The Crystals, que dominaram as paradas de sucesso da época.

2) “River Deep – Mountain High”, Ike & Tina Turner

Em 1962, Spector criou uma técnica de gravação chamada “wall of sound”, que consiste basicamente em usar instrumentos elétricos e acústicos tocando juntos os mesmos acordes apoiados pelo som de grandes orquestras. Essa técnica se tornou sua assinatura sonora e foi usada em 1966, quando ele produziu o single “River Deep – Mountain High” de Ike & Tina Turner.

3) Let It Be, The Beatles

Os Beatles gravaram quase tudo que virou o Let It Be (1970) antes do Abbey Road (1969), mas eles não gostaram do resultado e não lançaram o material. Só depois de Spector botar a mão é que esse álbum veio à tona, praticamente junto com o final da banda.

4) Concert For Bangladesh, George Harrison e amigos

Em 1971, os Beatles haviam a recém se separado e George Harrison criou o projeto ambicioso de reunir alguns amigos seus, como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr e Ravi Shankar, para gravar dois shows cujos lucros seriam revertidos para ajudar os refugiados da guerra de independência de Bangladesh. O material se transformou no álbum triplo Concert For Bangladesh (1972) que foi coproduzido por Spector. Para registrar a famosa “wall of sound”, o produtor gravou o som dos shows com 44 microfones em cima do palco.

5) End Of The Century, The Ramones

Ainda bem que End Of The Century (1980) foi um dos maiores sucessos comerciais dos Ramones porque custou bem caro. Spector produziu esse disco com um orçamento de US$200.000, mas alta verba não impediu que surgissem conflitos graves entre ele e a banda. O baixista Dee Dee conta que o produtor chegou a apontar sua arma para o grupo todo obrigando os músicos a ficarem dentro de uma sala de gravação ouvindo ele tocar “Baby, I Love You” no piano até depois das 4h30 da manhã. Essa faixa é um cover de The Ronnetes e está nesse disco do Ramones, mas Dee Dee afirmou em sua autobiografia que ele não participou dela. Na verdade, ele disse que foi embora do estúdio sem gravar nada que entrasse no disco: “Até hoje, eu ainda não tenho ideia de como eles fizeram o End Of The Century e de quem tocou o baixo nele”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sua obra já é eterna, mas a sua carreira acabou de forma lamentável. Em 2009, Spector foi condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato da garçonete Lana Clarkson. O corpo dela foi encontrado na casa do produtor com um tiro na boca em 2003. Na época, Spector alegou que ela havia cometido suicídio, porém ficou provado que ele foi o autor do disparo. Inclusive, outras quatro mulheres vieram a público contar que o produtor já havia lhes apontado armas quando elas se recusaram a fazer sexo com ele – esses casos teriam aconteceram em 1988, 1991, 1993 e 1995. Sendo assim, até que demorou para que o gênio psicopata do rock pagasse por seus crimes.

Fotos recentes de Phil Spector tiradas na prisão

Fotos recentes de Phil Spector tiradas na prisão

Tags:, , , , , , , , , , , ,

29/09/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE